Como saber se o certificado está revogado?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Existem dois métodos básicos para se saber se um certificado digital foi revogado: Por meio de um protocolo específico chamado Online Certificate Status Protocol - OCSP. Algumas autoridades certificadoras possuem esse serviço ativo; porém, as aplicações devem ter condições de usar esse protocolo para a verificação.

O que é A revogação do Certificado Digital é o ato de cancelá-lo. Após a revogação não será mais possível utilizar o Certificado.

As Listas de Certificados Revogados (LCR) podem ser definidas como uma estrutura de dados assinada por uma AC contendo a lista de certificados que não devem ser considerados válidos.

Portanto, fique atento! Os certificados digitais A3 e A1 possuem, normalmente, a validade de 1 a 3 anos. Verifique os prazos para evitar transtornos.

Resposta: Para consultar a validade de sua certificação, acesse o site da CRP www.crcp.org.br e informe seu C.P.F. no campo “CPF do Profissional”.

Primeiro, é possível que o certificado não tenha sido instalado corretamente. Além disso, também pode ter ocorrido uma exclusão do seu certificado digital. Ela pode acontecer com uma intervenção do próprio usuário, que o elimina por acidente, ou pelo próprio sistema devido a algum tipo de erro ou incompatibilidade.

Período de validade
O diploma tem uma validade permanente após a sua emissão pela faculdade. Já o certificado de conclusão, como comentamos, é um documento provisório, e, geralmente, tem duração apenas de alguns meses.

Abra o Google Chrome. Abra o menu no canto superior direito e selecione Configurações. Selecione Mostrar configurações avançadas> Gerenciar Certificados. Clique em Importar para iniciar o Assistente para importação de certificados.

Os três principais problemas desse erro são:

  • Certificado digital vencido;
  • Ausência das cadeias de Hierarquias de Certificação;
  • Certificado digital vencido ainda instalado na máquina;

Revogar o acesso a um documento protegido impede que outros usuários acessem o documento, mesmo que você tenha dado a eles acesso antes.

Se você perde o prazo da renovação do Certificado Digital, a empresa não consegue mais emitir notas fiscais, o que prejudica pedidos e entregas, os documentos digitais perdem sua autenticidade e a companhia ou pessoa física não consegue realizar transações bancárias online.

e clique em 'Todas as Configurações > Certificado Digital > Configurações de Certificado Digital'.

  1. Clique na opção 'Atualizar Certificado'
  2. Arraste ou clique em 'Adicionar certificado' para procurar o arquivo do seu certificado com a validade atualizada no seu computador.

Validar é verifi car, por meio de um código, a autenticidade de um documento, ou seja, se o mesmo foi realmente emitido pela respectiva instituição do curso e apresenta dados para a veri ficação da identidade como o nome da pessoa, número de identidade, cpf etc.

Renovação anual do Certificado R$199.

Dessa forma, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), tem um prazo de validade, que varia de 12 a 60 meses. Por isso, é importante se atentar a como identificar se o certificado digital expirou e o que fazer para garantir sua renovação.