Como saber se o ceratocone avançado?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Como saber se o ceratocone é avançado ou não?

  1. Desfoque da visão (podendo evoluir com o agravamento da doença);
  2. Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  3. Dificuldades para enxergar à noite;
  4. Dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir;

Grau III: Avançado – Os sintomas do grau avançado do ceratocone incluem visão dupla (diplopia), visão embaçada, distorções visuais, surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo e recuo da pálpebra inferior ao olhar para baixo (sinal de Munson).

O Ceratocone ganhou este nome porque, em seus estágios mais avançados de evolução, a córnea fica com aspecto pontudo e projetado para fora. Isso acontece porque o tecido corneano vai se afinando e perdendo a curvatura, e este processo acontece de forma quase imperceptível no começo.

Grau 3 - o ceratocone grau 3 é um estadío avançado da doença em que a visão mesmo com correção ótica já está bastante afetada, podendo necessitar de correção cirúrgica, nomeadamente, anés intra estromais.

O trauma contínuo representa o maior fator de risco para piora da doença. Com isso, deve ser proibido coçar os olhos. O tratamento de alergias deve ser feito em conjunto. Outros exames vêm sendo cada vez mais bem estudados.

Diferentemente de outras doenças oculares, como o glaucoma, o ceratocone não causa danos irreversíveis, e, portanto, não leva à cegueira completa. Contudo, vale reforçar que a doença é degenerativa e progride se não for tratada, debilitando a visão até que ocasione condições limitantes ao paciente.

Apesar de ser considerada rara, ela é a principal causa de transplante de córnea e, sem o tratamento adequado, pode prejudicar a visão de forma significativa.

A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Pode, ainda, atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, afetar mais um olho do que o outro.

A realidade é que ninguém vai cego de ceratocone. Existem atualmente várias opções antes do transplante de córnea, incluindo: Óculos; Lentes de contato gelatinosas.

Crosslinking corneano: Procedimento cirúrgico bastante eficaz e não invasivo, que consiste em fortalecer as moléculas de colágeno corneano, evitando que a ceratocone progrida. Um colírio de vitamina B2 é aplicado na superfície da córnea, seguido da aplicação de um laser controlado de ultravioleta.

Para evitar a ceratocone é importante evitar o hábito de coçar os olhos e frequentar regularmente o oftalmologista, principalmente, se houver caso de ceratocone na família.

Estágio I (inicial) – Óculos e Lentes de Contato Rígida Escleral + Crosslinking da córnea. Estágio II (inicial a moderado) – Lentes de Contato Rígida Escleral + Crosslinking da córnea. Estágio II/III (moderado) – Crosslinking da córnea + Lente de Contato Rígida Escleral. Estágio IV (avançado) – Transplante de Córnea.

2. Comprovada pela perícia médica realizada em juízo a incapacidade laborativa em decorrência de agravamento de doença visual (ceratocone), é devido auxílio por incapacidade temporária até reabilitação profissional.

possui uma doença que não exige carência de concessão. O ceratocone avançado causou baixa visão em ambos os olhos e está incluído nas doenças que independem da carência, de acordo com o art. 26 e 151 da Lei 8.213/91, que trata dos benefícios previdenciários.

A implantação do anel de Ferrara é indicada nos casos em que o ceratocone se encontra em franca evolução, quando há uma distorção muito acentuada da córnea, nos casos em que o paciente não tolera a utilização da lente de contato ou ainda quando a simples correção com óculos ou lentes de contato já não apresenta ...

Quem tem ceratocone pode ter dificuldades para tirar a primeira habilitação ou mesmo para renovar a CNH, uma vez que a visão pode afetar seriamente a visão em ambos os olhos. Porém, com a redução das exigências e desenvolvimento de novos materiais para lentes de contato, é possível tirar carteira de motorista.

Mas resta uma pergunta, então todo paciente portador de ceratocone seria um deficiente visual? A resposta é não.

O ceratocone pode aumentar com o ato de coçar, esfregar ou apertar os olhos, não com o esforço visual. Vale lembrar que a luminosidade excessiva de aparelhos eletrônicos pode causar cefaléia , ardor ocular e até dificuldades para dormir.