Como saber se o celular foi infectado por um vírus?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Ao perceber que o seu celular está com comportamento estranho, muito lento, aparecendo notificações e propagandas em excesso, é um sinal que ele esteja infectado por algum vírus.

A ESET explica que, em geral, existem duas maneiras de remover a maioria dos tipos de malware de um dispositivo infectado: automático e manual. A primeira é muito fácil e direta: você baixa e instala em seu celular uma solução antivírus bem referenciada para escanear seu aparelho em busca de ameaças e removê-las.

Para identificar possíveis vírus no WhatsApp, é necessário estar atento a links suspeitos. Normalmente, o atacante envia um link malicioso que promete uma função desconhecida ou vantagem exclusiva. No entanto, ao clicar no link, o vírus é ativado e pode propagar-se rapidamente no dispositivo.

Os principais sinais de vírus no celular são o aumento no uso de dados, constante travamento do aparelho, constantes atualizações, pop-ups indesejados, aplicativos desconhecidos, superaquecimento, aumento na conta do celular, ações não reconhecidas pelo usuário e maior consumo de bateria.

Esses softwares maliciosos podem infiltrar seu smartphone por meio de aplicativos ou ainda links disseminados em mensageiros, colocando seus dados pessoais e até mesmo o funcionamento de seu dispositivo móvel em risco. Para se manter protegido e em alerta, entenda a seguir o que é malware no celular e como evitá-los.

Pesquise o link no Detector de Site Confiável
Antes de clicar no link ou comprar algum produto de um site, copie e cole a URL (link do site) no Detector de Site Confiável, disponível no site do Reclame AQUI. A ferramenta vai analisar as informações do site e indicar se ele é confiável ou se tem indícios suspeitos.

O Bitdefender Mobile Security é um dos aplicativos antivírus mais poderosos para Android. Ele protege seu smartphone e tablet contra vírus, malwares e ameaças online e mantém suas informações privadas protegidas contra hackers. O app também foi vencedor por 5 vezes do "Melhor Produto de Segurança Android" do AV-Test.

Os dispositivos Android são compatíveis com um aplicativo chamado Anti Spy Mobile, que pode remover manualmente quaisquer aplicativos infectados. Este software é gratuito e tem mais de 7000 usuários, sendo uma excelente maneira de excluir aplicativos maliciosos do seu dispositivo Android.

O status de WhatsApp Web anormal. Veja se a versão web do seu WhatsApp está frequentemente ativa. É muito provável que outra pessoa esteja espionado ou usando seu WhatsApp. Faça login com sua conta de WhatsApp Web, e acesse "Configurações" > “WhatsApp Web”, veja a lista de aparelhos com sessões ativos.

Para tirar a dúvida se o seu WhatsApp está sendo espionado ou não, checar o histórico de mensagens e download de mídias é uma das primeiras opções. Só é preciso verificar conversas recentes para saber se existem mensagens, fotos, áudios ou qualquer mídia enviada em seu nome que você não fez.

A maneira mais ágil para identificar é escaneando seu computador a procura de arquivos maliciosos. Isso pode ser feito através do programa antivírus padrão do Windows, Windows Defender, ou um aplicativo externo dedicado a proteger seu computador contra vírus, tal como Kaspersky, Eset Nod, Notron etc.

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.

Use um antivírus
Para evitar que o vírus pop-up do Google Chrome ocorra novamente, use um software antivírus. Usando um dos melhores aplicativos de antivírus Android você reduzirá drasticamente a chance de qualquer malware infectar seu telefone. Uma ótima escolha é Malwarebytes grátis.

Uma pesquisa da Univesidade de Stanford, de 2010, traz dados chocantes – e nojentos – sobre a presença de germes em celulares. Segundo ela, as telas dos nossos smartphones chegam a ter 18 vezes mais germes que descargas de banheiros públicos. Isso significa 25 mil germes por polegadas quadradas.

Notícias

  1. Baixe um antivírus. Os programas detectam os vírus, fazem uma limpeza no smarthphone e protegem o dispositivo de outras ameaças no futuro.
  2. Atenção nos programas. ...
  3. Verifique as permissões. ...
  4. Não entrar em links suspeitos. ...
  5. Redes Wi-Fi gratuitas.