Como saber se o cartão da Unimed está ativo?

Perguntado por: uteixeira9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para consultar se o plano está ativo, é bem simples: na página inicial do site da ANS, procure o “planos e operadoras”. A partir disso, escolha a opção “informações e avaliações de operadoras”. Por fim, clique em “consultar dados e planos da operadora“.

Na consulta por plano, o beneficiário pode verificar se a suspensão foi determinada pela agência ou se ocorreu a pedido da operadora. A partir daí, pode entrar em contato com a ANS para verificar os motivos da suspensão, como descumprimento de regras.

Para obter o número da carteira pela Central de Atendimento da operadora - telefone 0800-940-4774, o beneficiário deverá informar o CPF do titular e um endereço de e-mail válido ou realizar o seu cadastro pela plataforma da Unimed CNU (https://www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiario), podendo, ainda, consultar a ...

Para reativar o plano de saúde cancelado, o usuário deve buscar o auxílio de um advogado especializado em plano de saúde. Na enorme maioria dos casos é possível entrar com uma ação contra o plano de saúde e buscar obter uma liminar para reativar o plano de saúde cancelado indevidamente.

Planos de saúde podem por no SPC e Serasa? - Não, não podem. Segundo o Procon se você ficar 60 dias sem pagar pelo Plano de Saúde, o seu plano será cancelado automaticamente e o contratante é excluído, sem que seu nome entre no SPC ou Serasa.

Sucintamente a resposta é no mínimo 06 meses e no máximo 24 meses, exceto se estiver aposentado. No caso do demitido que está aposentado o prazo mínimo será de 01 ano, podendo manter o contrato até para todo o sempre.

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2022 (ano-base 2021) O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras, iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o estímulo à qualidade dos planos de saúde.

Como calcular a coparticipação?

  1. Percentual (até 40%) do valor que a operadora pagou pelo procedimento;
  2. Percentual sobre um valor tabelado pré-estabelecido;
  3. Cobrança fixa para cada tipo de serviço;
  4. Percentual sobre um pacote de procedimentos.

60 dias

O mesmo ocorre com os planos de saúde. O atraso no pagamento da mensalidade por período superior a 60 dias (consecutivos ou não) nos últimos doze meses de vigência do contrato, e desde que o titular tenha sido notificado até o 50º dia de inadimplência, implica na suspensão do atendimento e rescisão contratual.

sete dias

Portanto, para planos de saúde, a regra é a mesma: caso tenha sido você a cancelar o seu plano de saúde, é possível reverter a situação em até sete dias.

Para o desbloqueio é fácil:

  1. Baixe o aplicativo UNIMED CLIENTE em seu celular, após, faça seu login utilizando sua senha padrão, ou crie um novo login.
  2. Clique em OPÇÕES e selecione MINHA UNIMED.
  3. Selecione a opção DESBLOQUEIO DE CARTÃO e confirme seus dados.

As informações cadastrais do seu plano de saúde estão visíveis no app Meu Plano, na opção "Meu dados" ou no Canal do Beneficiário acessando a opção " Consulta Beneficiário".

Para acessá-lo, basta acessar o canal do cliente no link www.unimednne.com.br/canaldobeneficiario, digitar o CPF, nome completo e data de nascimento, e depois é só gerar o cartão virtual, cujo download será feito no formato PDF.

Para solicitá-lo envie um e-mail para cadastro@centralnacionalunimed.com.br, mencionando o nome completo, CPF e e-mail do responsável pela utilização do login, lembrando que a senha de acesso é de uso pessoal e intransferível.

No site da ANS, procure por “Planos de Saúde” e, logo depois, vá para a guia “Emitir certidão de situação cadastral de plano de saúde”. Você receberá uma certidão atual da situação cadastral do seu plano e seu status, que pode ser ativo, suspenso ou cancelado.

A suspensão ou rescisão do contrato pela falta de pagamento do plano de saúde somente poderá ocorrer se o consumidor ficou inadimplente por mais de 60 dias e se foi notificado até o quinquagésimo dia de inadimplência. No período de 12 meses, os dias de atraso podem ser somados.

“Mas, como dito, existe uma decisão da Justiça Federal válida em todo país, que estabelece que a operadora de saúde não pode fazer cobrança de taxas extras ao cancelar o plano de saúde”, lembra o professor e advogado Elton Fernandes.

Se o seu plano é anterior à Lei 9656/98, o atendimento é suspenso com 07 dias de atraso. Se o seu plano é regulamentado, posterior à Lei 9656/98, o bloqueio ocorre com 60 dias de atraso cumulativos.

A operadora de plano de saúde poderá parcelar débitos, ainda não inscritos em dívida ativa, relativos à Taxa de Saúde Suplementar. Quem pode utilizar este serviço? Operadoras de plano de saúde que possuam débitos de Taxa de Saúde Suplementar, ainda não inscritos em dívida ativa.

Com o detalhamento da negativa, você pode fazer uma reclamação junto à ANS. A operadora terá cinco dias para responder à queixa. Caso não haja resposta, a ANS abrirá processo administrativo para verificar a ocorrência de infração por parte da operadora. As denúncias podem ser feitas pelo 0800-701-9656 ou site da ANS.

Por quanto tempo posso continuar no plano após a demissão? Após a demissão o demitido poderá continuar sendo beneficiário pelo prazo de um terço do tempo em que permaneceu na empresa – limitado a um prazo mínimo de 6 meses e máximo de 2 anos.