Como saber se o carregador viciou?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Fique de olho na carga do seu aparelho. Se assim que você tira ele do carregamento a porcentagem cai de 100% para menos de 98%, pode ser um sinal. Se a porcentagem da carga cai mais de 20% por hora mesmo com uso leve, ou se o carregamento nunca chega a 100% mesmo após horas na tomada, acenda o alerta da preocupação.

A maneira mais fácil de diagnosticar um cabo defeituoso é tentar usar outro e verificar se ele funciona corretamente com o dispositivo. Se fizer isso, você sabe que o cabo original estava em ruim. Se não, esse é outro vilão em potencial que descartamos.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Uma das causas mais comuns quando um celular não carrega é alguma sujeira que pode acabar impedindo a conexão correta. Por isso, é importante verificar se há alguma poeira, resquício de comida, pelo de animais ou qualquer outro material obstruindo os contatos do celular ou do cabo.

Observe os seguintes pontos: Verifique se o cabo usb conectado ao carregador e ao aparelho, possui algum dano externo. Não esqueça de verificar também o carregador. Verifique a tomada que o aparelho está conectado e se possível faça o teste em outras tomadas também.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Outra coisa importante é não deixar muito tempo na tomada depois de ter atingido 100%. Isso pode ser prejudicial ao longo prazo pelo aquecimento que a bateria sofre, principalmente em aparelhos com carga rápida.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Tudo que você precisa fazer é desligar o aparelho, remover a bateria (se possível), e usar algo pequeno – um palito, por exemplo – para colocar no lugar o pequeno conector da porta USB no seu smartphone ou tablet. Faça-o com muito cuidado e delicadeza, depois recoloque a bateria e ligue novamente.

A verdade é que as entradas do conector de carga estão sujeitas a acumular sujeira e fiapos ao ter contato com poeira, umidade e até mesmo nossas roupas.

Verifique se o carregador está funcionando corretamente, tentando usá-lo com outro dispositivo ou utilize outro carregador no seu aparelho e verifique se carrega normalmente. Reinicie o aparelho em Modo de Segurança.

Não é prejudicial usar o celular enquanto ele está carregando, desde que você use o carregador apropriado e o celular esteja em boas condições.

Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente. Não há ainda no mercado bateria de lítio que dure mais tempo que isso. O carregador portátil prejudica a bateria de meu dispositivo?

Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

Faz mal ir dormir e deixar o celular ligado na tomada? A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente.

Como fazer o celular carregar mais rápido?

  1. Ative o modo avião.
  2. Use o carregador de tomada.
  3. Use o carregador original.
  4. Desligue o celular.
  5. Mantenha o celular em temperaturas controladas.
  6. Adquira um carregador mais rápido.
  7. Mantenha uma power bank por perto.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.