Como saber se o cão está no cio?

Perguntado por: ugaspar8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

12 dias

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

O cio de cachorro só acontece quando o animal atinge sua maturidade sexual. A partir de então, as fêmeas irão ter seus ciclos estrais, e os machos apresentarão comportamentos característicos que se acentuam quando existe uma fêmea em estro próxima.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

As lambidas na vulva ou no pênis de cachorro normalmente acontecem depois que o animal urina e é uma forma de se limpar. Às vezes eles também fazem isso por uma questão de hábito e porque gostam, mas não necessariamente é um comportamento nocivo ou que os prejudica.

Na primeira fase do ciclo, a cadela no cio começa a sangrar, deixando cair pequenas gotas de sangue ao andar. Uma forma de evitar este problema e as manchas pela casa é comprar fraldas especiais para cadelas.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Se uma cadela no cio não para de chorar, significa que ela está precisando de alguma coisa. Isso pode ser comida, água, um passeio na natureza ou, até mesmo carinho.

Procure confortá-la oferecendo carinho e cuidados, mas, se não quiser que ela engravide, evite a aproximação de machos. A cada ciclo, ela pode engravidar apenas uma vez. A importância de estar atento ao período de cio também se deve aos efeitos colaterais que podem afetar a cachorra.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.

Estro: é a segunda fase, quando a cadela para de sangrar e se torna receptiva ao macho, pois está fértil e pode cruzar. A duração média é de 9 dias (3 a 17 dias). Nesse período, ocorre a ovulação e fecundação.

Nem toda cadela sangra no período do cio, mas é importante se preparar para isso, já que a situação pode causar uma grande sujeira pela casa e até mesmo manchar os móveis se não for percebida a tempo. Uma alternativa que ajuda muito a lidar com os sangramentos da cadela no cio é o uso do absorvente para cachorro.

No primeiro cio, o sangramento foi bem intenso e a vulva dela sempre fica muito inchada. Mas o que mais é perceptível é como ela fica carente nesse período, ela já é bem carinhosa, e durante o cio a carência dobra”, pontuou.

15 minutos

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora. É importante não tentar separar os animais, pois vai ferir os pets. Também não deve jogar água nem tentar espantá-los, pois pode assustar os peludos e machucá-los.

Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva. Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

Quanto mais os cachorros cruzam, mais filhotes podem ter e ninhadas com muitos filhotes podem prejudicar a saúde da cachorra. Quando ela não aceitar mais o macho para o cruzamento, quer dizer que seu período fértil chegou ao fim.

O primeiro cio do cachorro fica evidente em situações de alteração física, como a alteração da vulva e dos mamilos. No entanto, há outras características que também ficarão marcantes. Como por exemplo, um maior acúmulo de cachorros machos perto do portão da sua casa.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.