Como saber se o cão está com Giardia?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os principais sintomas são diarreia, fezes pastosas e fétidas, vômitos, dor abdominal, desidratação e perda de peso. Em casos mais graves, a infecção pode levar o cão à morte. Por conta destes sintomas, a infecção pode ser facilmente confundida com outras enfermidades intestinais e tratada de maneira incorreta.

O principal sintoma da giárdia em cachorro é a diarreia, com fezes com mau odor, líquidas e com coloração um pouco esverdeada. Porém, esse é um sintoma que pode indicar muitas outras doenças caninas e, por isso, é preciso testar o cão para se ter um diagnóstico correto.

O tratamento da giárdia canina é feito com antiparasitário específico e, em casos de diarreia com sangue, pode ser necessário o uso de antibióticos. Também deve ser feita a higienização correta do ambiente onde o cachorro vive e dos acessórios que usa.

Como já dito, a giardíase é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação na qual os cistos de Giárdia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação. Alguns exemplos: Beber ou banhar-se em águas contaminadas (leia: Doenças transmitidas pela água).

Pesquisa de Antígeno de Giardia lamblia - R$121,00 - Labi Exames.

Drontal vermífugo

O Drontal vermífugo é indicado para o tratamento e o controle da giardíase e verminoses intestinais.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Modo de usar:
Proceda a colheita de fezes do animal suspeito. Retire uma amostra com o swab e dilua no tampão de amostra no tubo plástico, contendo 1 mL de tampão. Agite o tampão com o swab. Pingue 4 gotas na placa teste, no local indicado para aplicação da amostra.

sete dias

A giardíase canina tem cura, principalmente se tratada logo no início. Geralmente, o tratamento consiste em remédio para giárdia em cães, um antibiótico prescrito pelo veterinário. Normalmente, precisa ser tomado de cinco a sete dias.

No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.

A transmissão da giárdia em gatos e cães pode ocorrer pela ingestão dos cistos do protozoário que foram liberados nas fezes de indivíduos infectados ou pela ingestão de água e alimentos que estejam contaminados (FARIA e CONTI, 2021).

Em ambientes controlados, é possível utilizar a amônia quaternária como um método de prevenção para eliminar os cistos da giárdia do ambiente. Dar preferência a passeios com um controle de higiene maior, evitar o contato com as fezes de outros animais pode prevenir que seu pet seja acometido pela giardíase em cães.

Esses ovos após ingeridos se alojam no intestino e são responsáveis pelos sinais clínicos: dor abdominal, diarreia intensa e com presença de sangue, falta de apetite. Após infectado, o pet elimina via fezes uma média 10.000 cistos e esses podem contaminar nossa água, solo, alimentos.

Tratamento. Na maior parte dos casos, a doença regride espontaneamente em algumas semanas.

O exame sorológico de giárdia (Elisa) serve para identificar o protozoário microscópico parasitário flagelado giárdia que fica presente no organismo não somente de cachorros e gatos, como também dos seres humanos.

Método. - Ensaio imunoenzimático (ELISA).