Como saber se o cão está com frio?

Perguntado por: eguimaraes4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Alterações no comportamento que podem indicar que um cachorro sente frio incluem dormir mais do que o normal, letargia e deitar em formato de “bola”, para tentar se aquecer. Alguns podem começam a chorar, resmungar e até a latir sem um motivo aparente, numa tentativa de chamar atenção ou de reagir ao desconforto.

Percebeu que os sinais de que um cachorro sente frio são bem parecidos com os nossos? Mas, além disso, podemos ter uma ideia de como está o corpo do pet tocando a ponta das orelhas ou coxins (as almofadinhas das patas). Se essas partes estiverem geladas, corra e pegue um cobertor ou roupinha para ele!

Os cães, assim como gatos, possuem sangue quente, assim, quando a temperatura externa de seu corpo diminui, passam a sentir frio, já que não conseguem se adaptar sozinhos ao clima.

O cobertor de cachorro é uma boa opção na hora de manter seu pet quentinho e confortável nos dias frios. Geralmente, ele é produzido com materiais como algodão e lã, que garantem a temperatura ideal para o seu amigo.

Cães de pelagem longa definitivamente não precisam de roupa nenhuma, por mais frio que esteja o clima. Os que estão acima do peso, mesmo que sejam de uma raça de pelagem curta, também não. A própria gordura corporal já os deixa aquecidos, justifica o veterinário José Manuel Mourino, da Clínica Pet Place, em São Paulo.

A exposição ao frio é altamente prejudicial aos animais de estimação, principalmente os de pelo curto; pois são poucas as espécies de cães preparadas para resistir a temperaturas muito baixas, como São Bernardo, Akita, Husky Siberiano e Bernesse.

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura.

Como manter seu cachorro quente e seguro no inverno?

  1. Providencie um lugar quente e aconchegante para dormir. ...
  2. Compre uma blusa para o seu cachorro. ...
  3. Providencie um abrigo adequado. ...
  4. Proteja e examine as patas do seu cachorro. ...
  5. Proteja contra a hipotermia.

Mantenha o pet agasalhado
Para proteger o cachorro do frio, é importante mantê-lo agasalhado. Além de deixarem o pet mais fofo ainda, as roupinhas são recomendadas por veterinários para combater as temperaturas mais baixas. No entanto, é necessário escolher uma roupa adequada para o cãozinho.

Cães e gatos que passam a noite dentro de casa só devem ser vestidos quando a temperatura baixa dos 10/11 graus. Animais que passam a noite no quintal, podem se beneficiar de roupas quando a temperatura esteja em torno dos 15 graus, principalmente, se a previsão é de queda durante a noite.

Existem muitos motivos que levam a esse comportamento, mas um dos motivos mais comuns é o tédio. Muitos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa, sem gastar sua energia. No caso dos filhotes ou raças com temperamento mais agitado, o tédio é ainda maior, pois estão cheios de energia que fica reprimida.

Quais os sintomas de cachorro com febre?

  1. Focinho quente. Se você toca no focinho do seu cão e sente que ele está mais quente do que o normal, além de ressecado, pode ser um indicativo de febre. ...
  2. Orelhas quentes. ...
  3. Tremedeira. ...
  4. Desânimo. ...
  5. Vômito. ...
  6. Tosse. ...
  7. Perda de apetite.

Uma vez que os cães são animais sociais, o isolamento é muito prejudicial para eles, contribuindo para quadros de ansiedade e de depressão. Por isso, se na sua casa ou apartamento não fica ninguém na maior parte do tempo, o ideal é deixar o pet em uma creche apropriada, como o Hotel e DayCare da Petz.

O cachorro pode ficar em qualquer parte do imóvel, desde que não perturbe a vizinhança.