Como saber se o cão está com alergia a ração?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os sintomas da alergia alimentar são prurido intenso , mormente em região de face, orelhas, axilas, porções ventrais do corpo e membros. Podem estar presentes malasseziose cutânea e piodermites secundárias, bem como otites externas. As disqueratoses acompanham grande parte dos casos.

Quais os principais alimentos que causam alergia em cães?

  • carne bovina;
  • frango;
  • cordeiro;
  • produtos lácteos;
  • ovos;
  • soja ou glúten (de trigo);
  • arroz, milho e batata, apesar de serem menos comuns;
  • outros.

As reações alérgicas são produzidas por uma liberação de histamina, por isso, para tratá-las pode-se utilizar fármacos anti-histamínicos, prescritos quando há coceira ou dermatite, neste caso causadas pela alergia alimentar de seu cachorro.

Conheça as 5 melhores rações para cachorro

  1. Ração Guabi Natural. As rações Guabi Natural são aprovadas por veterinários que atestam sua qualidade. ...
  2. Ração Gran Plus. Quem procura uma ração econômica, mas, ainda assim, de excelente qualidade, pode investir nas rações Gran Plus. ...
  3. Ração PremieR Formula. ...
  4. Ração Hill's. ...
  5. Ração Cibau.

Ração Royal Canin Canine Veterinary Diet Hypoallergenic
É um alimento formulado para reduzir as sensibilidades alimentares por meio de uma seleção de proteínas hidrolisadas (quando apresentadas desta forma, o organismo tende a não reconhecer como um potencial para alergias).

Para quem procura uma ração para cães com alergia de pele para adultos e filhotes, a Premier Hipoalergênica é uma das melhores opções. Ela pode substituir a dieta no tratamento auxiliar das alergias de pele e intestinais. Por ser um alimento com baixo potencial alergênico, ela evita os sintomas.

Um dos melhores remédios caseiros para alergias de pele em cães é o vinagre de maçã. Assim, faça uma mistura composta por 50% de vinagre de maçã e os 50% restantes de água. Misture tudo bem e despeje em uma garrafa com um dispensador de spray. Use o distribuidor para aplicar a mistura nas erupções cutâneas.

A coceira é um sinal, não um diagnóstico ou doença específica. As causas mais comuns de coceira são parasitas, infecções e alergias. Existem muitas doenças de pele que inicialmente não causam coceira. A coceira pode se desenvolver devido a infecções bacterianas ou fúngicas secundárias.

Alergia a cachorro sintomas
Inchaço, lacrimejamento e coceira nos olhos (conjuntivite alérgica) Sintomas nasais como espirros, coceira, coriza e obstrução (rinite) Coceira na garganta, ouvidos e céu da boca. Vermelhidão da pele após ser lambida por um cachorro (urticária de contato)

Todas as alergias podem necessitar também de tratamento com medicamentos para reduzir a inflamação (corticoides, anti-histamínicos e antibióticos se houver infecção secundária por bactérias), além de produtos de limpeza especiais e tratamentos naturais, como a homeopatia.

O arroz em si não é um alimento que faz mal para cachorro, mas se não for oferecido de forma adequada, pode gerar muitos riscos. O arroz para cachorro só deve ser oferecido dentro de uma dieta balanceada desenvolvida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal.

Misture 50 ml de água quente para cada 240 ml de ração seca para deixá-la mais palatável; você pode servi-la imediatamente (quase como uma sopa de ração) ou deixar a água ser totalmente absorvida pela comida, deixando-a mais amolecida. Isso acontece depois de três a cinco minutos, dependendo do tamanho da ração.

“Uma boa ração com certeza deve conter carne, frutas, grãos e vegetais, a diferença vai ser na qualidade dessas matérias primas. Isso quer dizer que quanto melhor a fonte, melhor a ração e melhor será digerida pelo trato gastrointestinal do animal”, ensina o especialista.

Em média, os cães médios necessitam de, pelo menos, 160 a 270 gramas de ração diárias. Cães adultos de grande porte (entre 25 e 50 quilos), que praticam 30 minutos de atividades físicas por dia, devem consumir 1230 calorias diárias.