Como saber se o cão é alfa?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Seu cachorro é dominante quando

  1. Rouba ou esconde brinquedos e comida.
  2. Monta em outros cães (macho ou fêmea, não importa)
  3. Tenta chamar atenção de todos os outros cães – mesmo quando eles não querem.
  4. Toma a dianteira quando está passeando com outros cães.
  5. Faz outros cães esperarem por eles.

Postura dominante

  1. Cauda erguida;
  2. Orelhas dirigidas para a frente;
  3. Membros totalmente estendidos;
  4. Olha fixamente;
  5. Em algumas situações pode colocar as patas da frente sobre o dorso do cão submisso ou morde-lhe o focinho/pescoço.

Puxar a coleira durante as caminhadas, ganir ou latir sem razão e ser mal educado com outros cachorros ou pessoas são sinais de que ele está precisando de liderança.

Muitos donos costumam afirmar que os seus cachorros são dominantes quando estes têm uma briga com outros cães, ficam agressivos, desobedecem às ordens do seu dono ou desenvolvem alguns problemas de comportamento. Também costumam referir-se a este termo quando começam a mostrar um comportamento territorial.

Hienas

Hienas. As hienas-malhadas vivem em clãs liderados por fêmeas alfa, que muitas vezes herdam a posição da sua mãe. Nessas sociedades matriarcais, as fêmeas são maiores do que os machos e fazem a maior parte da caça.

chimpanzés

Sociedades de chimpanzés são lideradas por um macho-alfa cujo principal interesse é o sexo; os líderes desfrutam do acesso a fêmeas férteis e geram uma prole maior. Esses chefes chimpanzés mantêm a paz contendo disputas no grupo e controlando recursos como alimentos.

Abelhas

1. Abelhas. Uma das sociedades mais organizadas da natureza é comandada por uma fêmea: a abelha-rainha.

lobos

Cada matilha tem seu próprio Alfa, que pode ser um macho, uma fêmea ou mesmo ambos. E todos os lobos e/ou cães do grupo reconhecem quem é o Alfa.

Ele rosna, late, avança e até mesmo ataca quando sente que alguém pode querer tirar algo dele, seja um objeto ou até mesmo a atenção de uma pessoa. Todos esses comportamentos caracterizam um cachorro possessivo.

Além de saber se comunicar bem, o cachorro inteligente geralmente tem uma capacidade mais apurada de identificar sentimentos em seus donos humanos. Essa característica pode aparecer, por exemplo, quando você está triste ou angustiado e o animal fica por perto como se quisesse oferecer ajuda e consolo.

Fale com suavidade. Ao bater palmas, seja delicado. Se o cão não reagir a você ou demonstrar extremo estresse, afastando a cara e ficando rígido, pode estar estranhando a sua presença. Nesse caso, tente se entrosar com o filhote e reiniciar o teste algum tempo depois.

Ao perceber alguém estranho no seu “domínio”, ele pode latir para afastar o invasor; medo: às vezes, o cachorro pode latir por receio ou medo. Ao se sentir ameaçado, ele começa a latir para atrair atenção e conseguir ajuda; alarme: alguns cachorros se sentem o fiel escudeiro de seu tutor.

O cachorro deve ser o último na hierarquia, assim ele vai respeitar os comandos de todos da casa. Um dos grandes erros que fazem os cães deixarem de ser obedientes é a grande exaltação do cão, trata-lo como o dono da casa vai fazer ele agir como o líder e portanto não obedecer.

Cachorro ciumento: descubra as 4 raças que mais têm ciúmes

  • 01 de 4. Maltês. Os cães da raça maltês tendem a ser muito amigos e leais aos seus tutores, sendo sempre muito amorosos e simpáticos. ...
  • 02 de 4. Chihuahua. ...
  • 03 de 4. Lulu da Pomerânia. ...
  • 04 de 4. Pug.

Cães dominantes estabelecem regras, e reforçam as mesmas, encarando seus donos como membros da matilha com hierarquia inferior, ou seja, eles definem e comandam a estrutura da casa. Muitas pessoas enxergam esse comportamento como uma coisa normal, a até mesmo interpretam como amor.

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo. Um gorila é simultaneamente adorado e temido pelos restantes membros do bando, exclusivamente formado por fêmeas.

Tradicionalmente, acredita-se que no mundo animal são os machos quem lideram os grupos. No entanto, existem muitas espécies em que as fêmeas mandam e formam sociedades matriarcais.

A função-alfa opera sobre as impressões sensoriais e emocionais que o indivíduo experimenta, formando elementos-alfa, esses, são utilizáveis ao pensamento consciente, inconsciente e pelo pensamento onírico.