Como saber se o câncer de testículo está avançado?

Perguntado por: rgoulart4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões. Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.

Os dois principais subtipos destes tumores são: Seminoma clássico. Representam mais de 95% dos casos e geralmente ocorrem em homens entre 25 a 45 anos. Seminoma espermatocítico.

Outra opção é a quimioterapia, com 4 ciclos de PE (etoposido e cisplatina) ou 3 ciclos de BEP (bleomicina, etoposide e cisplatina), com acompanhamento clínico (a cada 3 a 6 meses) para verificar possíveis sinais de recidiva da doença.

um procedimento particular deve ficar entre 10 a 15 mil reais.

Como todo câncer, o de testículo possui boas chances de cura quando é diagnosticado precocemente. Ao ser descoberto na fase inicial, a chance de cura é de até 95%, sendo que considera-se livre do câncer o paciente que foi tratado e não apresenta recidiva no prazo de cinco anos.

Fatores de risco
O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

A cirurgia para remover um tumor de testículo é denominada orquiectomia inguinal radical. Neste procedimento, o cirurgião faz uma incisão acima do púbis e, em seguida, retira todo o tumor, junto com o testículo e o cordão espermático.

Portanto, sim, existe uma relação entre a criptorquidia e a infertilidade. Contudo, não é correto afirmar que o homem que tem apenas um testículo seja, com certeza, infértil.

O exame diagnóstico considerado de eleição é o ultrassom doppler de bolsa testicular, pois ele é capaz de detectar a presença ou ausência do fluxo sanguíneo para o testículo. Nessa doença o tempo para diagnóstico e tratamento cirúrgico é crucial para que o testículo afetado possa ser salvo.

Geralmente, o câncer de testículo é indolor, mas é caracterizado pela presença de massa escrotal ou de um nódulo duro localizado com mais frequência do lado direito.

Para confirmar o diagnóstico, uma vez que o paciente apresente os sintomas de câncer nos testículos, são realizados o exame de ultrassom da região, além da tomografia computadorizada.

O câncer de testículo ou seu tratamento pode tornar o homem infértil. Antes do início do tratamento, os homens que querem ter filhos podem considerar o armazenamento do sêmen em um banco de esperma para uso posterior.

Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.

A pele ou tecido da bolsa escrotal cicatriza em média de 7 a 15 dias após a cirurgia. Boa recuperação.