Como saber se o canal lacrimal está entupido?

Perguntado por: ucoutinho2 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Sintomas:

  1. Lacrimejamento;
  2. Vermelhidão;
  3. Inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior;
  4. Infecções e irritações recorrentes nos olhos;
  5. Pus (remela) muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras.

A obstrução normalmente desaparece até o 1 ano de idade, de maneira espontânea. A condição pode acometer apenas um olho e já poderá ser percebida desde a terceira semana de vida, sendo possível ser identificada com um exame de vista infantil de rotina.

A única forma de tratamento é a cirurgia dacriocistorrinostomia. Esta cirurgia consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal para, novamente, drenar a lágrima.

Como compartilhamos no início do artigo, a principal causa da infecção do saco lacrimal é a obstrução do canal. Isso favorece a proliferação de bactérias, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus sp., Pneumococcus e Haemophilus influenzae.

O osso lacrimal, o mais pequenino e menos resistente dos ossos da face, aloja o saco de sua metade superior através de uma abertura chamada de fossa lacrimal, ou fossa para o saco lacrimal. A parte inferior dessa abertura é onde o canal lacrimal está localizado.

Quando o canal lacrimal está entupido, o bebê fica ansioso, incomodado e irritado. Observe se a criança está coçando os olhos com frequência, se os olhos ficam constantemente úmidos, com as pálpebras inchadas e muito lacrimejantes.

Dor ao redor dos olhos, no canto interno ou ao piscar
Provavelmente a dor mais comum ao redor dos olhos corresponde a um inflamação dentro da pálpebra, que é o terçol (ou hordéolo) comum. O sintoma principal de um terçol é uma área muito sensível localizada em uma pálpebra.

A maioria dos casos de obstrução do canal lacrimal em bebês ocorre devido ao não rompimento de uma membrana, localizada na região da válvula de Hasner, estrutura que liga o ducto lacrimal à cavidade nasal.

O que é a obstrução de vias lacrimais ou ducto nasolacrimal? Normalmente, a lágrima constantemente produzida nos olhos é drenada através de um ducto que sai da pálpebra e termina dentro do nariz. Quando ocorre uma obstrução nessa via de drenagem, a lágrima acumula-se nos olhos.

TIPOS DE DISPOSITIVOS/PLUGS LACRIMAIS
Os tampões à base de colágeno, absorvidos em uma a 16 semanas, são os mais comumente usados.

O médico oftalmologista especialista em plástica ocular e vias lacrimais atua na área de pálpebras, vias lacrimais e órbita.

A melhor forma de estimular as glândulas lacrimais, eliminando simultaneamente eventuais bloqueios, é chorando. Sempre que um romance, um filme ou uma peça de teatro o comover, isso é bom para os seus olhos.

Não há necessidade de pontos nem curativos. No pós-operatório geralmente não há dor nem hematomas. Rotineiramente inserimos uma fina sonda de silicone no novo canal formado, a qual será retirada após cerca de 4 semanas da cirurgia.

A dacriocistite crónica é a infeção no saco lacrimal que tem uma duração de semanas ou meses, podendo afetar apenas um olho ou então os dois olhos (dacriocistite crónica bilateral).

Dacriocistite é a infecção do saco lacrimal, geralmente devido a bloqueio do canal nasolacrimal. O saco lacrimal é uma pequena câmara para a qual as lágrimas são drenadas. A causa comum da dacriocistite é a obstrução do canal nasolacrimal, que drena as lágrimas do saco lacrimal para o nariz.

O tratamento inicial é feito com aplicação frequente de compressas quentes e antibiótico oral para casos leves ou antibiótico intravenoso para casos graves. O antibiótico é normalmente cefalosporina de 1ª geração ou penicilina sintética resistente a penicilinase.

Esse sistema de drenagem consiste em uma pequena abertura no canto da pálpebra que encaminha a lágrima para canais chamados de vias lacrimais. Esses canais levam as lágrimas do olho até a cavidade nasal, que, a partir daí, seguem em direção à garganta.

A canaliculite é uma infecção rara do canalículo lacrimal, sendo o Actinomyces israelii o agente causal mais comum. O objetivo desse trabalho foi relatar uma doença rara, assim como seu manejo clínico e cirúrgico.

Olhos, alerta que não há método caseiro para desentupir o canal lacrimal. No caso da obstrução congênita em bebês, a massagem pode ser um tratamento, mas deve ser feita somente após avaliação e orientação médicas.

Além dos colírios lubrificantes podemos também: ocluir pontos lacrimais através de plugs ou cirurgia, medicamentos para estimular a produção de lágrimas, terapia com medicações anti-inflamatórias, dieta rica em Ômega 3 (óleo de linhaça, verduras, nozes e peixes) e terapia hormonal.

O histórico e os sinais clínicos associados à corantes vitais que comprovam a existência de ulceração corneal são de extrema importância, porém, o teste lacrimal de Schirmer é utilizado como diagnóstico definitivo para ceratoconjuntivite seca. Com este teste é feita a avaliação da produção da porção aquosa da lágrima.