Como saber se o cabo é bom?

Perguntado por: lrodrigues7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Uma dica importante para identificar a qualidade de um cabo: cabos sem nenhuma blindagem são mais fáceis de clipar e são bem maleáveis, logo também são bem baratos e fáceis de encontrar.

O Cabo Chato por possuir esta característica de grande resistência e flexibilidade é o cabo indicado para ser usado em pontes rolantes, elevadores, poços artesianos (o cabo chato é resistente à umidade), esteiras, empilhadeiras, pórticos, enroladores de cabo, etc.

De acordo com o próprio órgão, essas são as melhores marcas de cabos elétricos certificados pelo Inmetro do Brasil:

  • Pirelli/Prysmian;
  • Corfio;
  • Induscabos;
  • Sil;
  • Nambei.

Como escolher cabo de rede? 7 passos fáceis

  1. Entenda o tipo de uso. ...
  2. Defina a categoria. ...
  3. Valide as especificações da instalação. ...
  4. Confira a velocidade da internet. ...
  5. Fique atento ao material condutor do cabo. ...
  6. Atente-se ao tipo de conector. ...
  7. Escolha entre cabo blindado ou não.

Já um fio de segunda linha é aquele que possui um maior diâmetro de isolante e geralmente o diâmetro inadequado de cobre condutor. Tendo em conta que o que conduz a eletricidade não é o isolante e sim o cobre condutor, este tipo de cabo não permitirá que a corrente especificada passe por ele adequadamente.

No total, 24.080 unidades foram verificadas e encontradas irregularidades em 11 marcas: Totalflex, ATN, Danflex, Zatflex, Full Cabos, Ligcabos, Cobremax, Topflex, Max, Tekfio e Flex Sul.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

A bitola de 2,5 mm² é a escolha mais comum em instalações elétricas residenciais. Um circuito feito com esse cabo a uma tensão de 110 V pode conduzir em média 1200 a 1500 Watts. Considerando isso, podemos ligar 10 tomadas de 100 Watts em um fio de 2,5 mm² de forma eficiente e segura.

A bitola dos fios e cabos elétricos (também conhecida como seção) está relacionada à espessura do condutor. Assim, quanto mais grosso for o fio, maior a sua capacidade de receber corrente elétrica.

Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.

E esse cabo flexível preto é uma excelente opção de escolha! Afinal, ele suporta até 1925 W, quando opera em 110 V, e até 3850 W, quando ligado ao 220. Além disso, ele pode ser usado em correntes elétricas de até 17,5 amperes e está em conformidade com os órgãos reguladores da categoria.

PASSO A PASSO para consultar a certificação do produto no inmetro. Para consultar você deve acessar o link: http://www.inmetro.gov.br/prodcert/ e nesta página você terá acesso as abas de consultas, sendo que a consulta pode ser realizada por Certificados, Produtos e Empresas.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Boa leitura!

  • Cabo coaxial. Quando o assunto é transmissão de sinais, o cabo coaxial figura entre os principais. ...
  • Cabo de rede par trançado blindado. ...
  • Cabo de rede par trançado não blindado. ...
  • Fibra óptica. ...
  • Cabo serial e paralelo. ...
  • USB. ...
  • Cabo de rede crossover.

Qual é o melhor para instalações elétricas residenciais: fios ou cabos? Geralmente, os fios condutores são mais comuns em quadros elétricos e instalações mais simples, já os cabos são mais versáteis e flexíveis, por isso, cabem em qualquer instalação.

Tipos de cabos e seus usos

  • Fio sólido. Para começar a nossa lista, vamos falar sobre o fio sólido, o mais comum e geralmente utilizado em quadros elétricos, chuveiros, tomadas e, também, instalações elétricas industriais ou residenciais mais simples. ...
  • Cabo rígido e cabo flexível. ...
  • Cabos paralelos e cabos PP.

Como dimensionar o neutro? Existem duas situações que são exclusivas em circuitos trifásicos, a primeira é quando o neutro pode ser mais fino, a segunda é quando o neutro tem que ser mais grosso que os cabos de fase, mas é importante compreender que isso só vai acontecer em circuitos trifásicos.