Como saber se o cabo de rede e CAT 5?

Perguntado por: ialbuquerque8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Diferenças visuais entre CAT5e vs. CAT6. Na maioria das vezes, a categoria do cabo estará impressa no cabo. Caso não esteja, você não será capaz de identificar a categoria do cabo por cor ou por conector RJ45, mas os cabos CAT6 são normalmente mais grossos que os cabos CAT5e por usarem cabos de cobre mais grossos.

Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6.

Diferenças entre Cat5e vs Cat6
O cabo Cat5e possui condutores de cobre mais finos, quase sempre 24 AWG (quanto maior o AWG, o cobre fica mais fino). O Cat6 suporta velocidade de 10 Gigabit or 10.000 Mb/s em até 33 metros, muitas vezes até 50 metros se não houver muitas interferências no caminho.

O cabo CAT5 (acrônimo de Category 5, ou Categoria 5) é formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e revestidos por uma capa de plástico.

CAT5e

Cabo de rede CAT5e
O CAT5e recebe esse nome por ser uma versão “enhanced” (melhorado) do CAT5. Ao contrário do seu antecessor, ele consegue atingir até 1000 Mbps de frequência, sendo uma boa opção para quem possui uma conexão com mais de 100 mega de velocidade.

A abreviatura CAT se origina da palavra categoria e o número que fica na frente designa quais as caraterísticas que esse cabo possui. Quanto maior o número mais velocidade na transmissão da internet, mas todos possuem limitações de 100 metros para a instalação.

A melhor forma de saber o padrão do equipamento é investigando sua ficha técnica. Plataformas com suporte ao Fast Ethernet vão citar o nome da tecnologia, ou simplesmente 10/100, que faz referência às taxas de transferência suportadas. A mesma coisa vale para identificar um hardware compatível com Gigabit.

7 tipos de cabo de rede para conhecer e principais características

  • Cabo coaxial. Quando o assunto é transmissão de sinais, o cabo coaxial figura entre os principais. ...
  • Cabo de rede par trançado blindado. ...
  • Cabo de rede par trançado não blindado. ...
  • Fibra óptica. ...
  • Cabo serial e paralelo. ...
  • USB. ...
  • Cabo de rede crossover.

Localizador de cabo de rede
Essa ferramenta vem com duas partes, uma é colocada na ponta do cabo e a outra é usada pra localizar a outra ponta. Quando a outra ponta é encontrada, o equipamento faz um barulhinho pra avisar, por isso muita gente chama ele de zumbidor.

Aberto o painel, acesse a opção “Conexões de Rede” ou “Central de Rede e Compartilhamento” e clique no link Ethernet. Seu computador abrirá uma janela com informações de Status, com a velocidade suportada pela sua placa de rede. Se a velocidade apresentada for 100,00 Mbps, significa que você tem uma conexão Fast.

Porém, se o usuário realmente deseja saber qual o melhor cabo de rede, o ideal é contar com o cabo Cat6. Isso porque, além dos benefícios do cabo do tipo Cat5e, ele conta com algumas melhorias.

Uma das medidas para reduzir o crosstalk (interferências entre os pares de cabos) no cat 6a foi distanciá-los usando um separador. Isso aumentou a espessura dos cabos de 5.6 mm para 7.9 mm e tornou-os um pouco menos flexíveis.

6 PARA CABO SÓLIDO. Conector RJ45 macho para uso em redes de cabeamento estruturado.

Os conectores RJ-45 CAT5e são utilizados respectivamente com o cabo de rede CAT5e, que são cabos que trabalham com transferência de dados em até 100Mbps.

R$ 0,29.

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

O cabo de rede, também conhecido como cabo ethernet, é um item extremamente comum nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial.

Para saber se sua operadora está entregando a velocidade em MBs (megabytes) contratada, acesse o site Minha Conexão e apenas aguarde o resultado do teste.

Cat5e

Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.