Como saber se o cabelo está com metais pesados?

Perguntado por: ucavalcante4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O Mineralograma Capilar é um exame que visa determinar (no cabelo ou pelos) elementos tóxicos. O excesso de elementos tóxicos é incorporado à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento.

Análise de 5 metais pesados no cabelo: Alumínio, Arsênio, Cádmio, Mercúrio e Chumbo.

O vinagre de maçã ajuda na remoção de metais pesados e resíduos químicos como ceras inorgânicas, parafina e silicone dos fios. Esses resíduos pesam os fios deixando os opacos e sem brilho.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.

Para garantir um cabelo saudável, a Acquaflora desenvolveu a linha Sequestra Metal, um tratamento eficiente que remove e previne o acúmulo de íons metálicos e toxinas na fibra capilar. O resultado são cabelos mais resistentes e com maior vibrância na cor.

Metais redox também podem causar danos à coloração permanente do cabelo, tanto na aparência da cor final como no aspecto. E quem mais sofre com tudo isso são aqueles que possuem procedimentos químicos como coloração, luzes, alisamentos ou permanentes, já que o cabelo fica mais sensível.

Faça uma pasta de bicarbonato de sódio.
Em seguida, enxágue com água limpa e shampoo. O bicarbonato vai ajudar a neutralizar o cloro e remover a cor esverdeada deixada por ele. O cabelo vai ficar ressecado depois do uso dessa pasta, por isso, use um condicionador hidratante em seguida.

As tinturas para cabelo, principalmente as de uso caseiro, são os cosméticos com a maior concentração de chumbo (um metal redox). O uso excessivo desse produto, a longo prazo, pode causar danos ao couro cabeludo e aos fios, podendo ressecar, perder o brilho, criar pontas duplas e gerar a descamação do couro cabeludo.

Na tinta de cabelo, o chumbo pode ser encontrado na forma de acetato de chumbo. Quando entra no nosso organismo, o chumbo pode levar ao surgimento de problemas neurológicos, gastrointestinais, musculares, hormonais, surgimento de câncer, entre outros.

O Detox Quelante é um método de desintoxicação capilar que visa remover resíduos acumulados nos fios, tais como metais pesados, halogênios e derivados do petróleo.

Invista em uma shampoo antirresíduos
Para começar, você vai precisar lavar bem os cabelos com um bom shampoo antirresíduos. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, para retirar todas as impurezas e ativar a circulação.

Como fazer o detox capilar caseiro?

  1. Lave os fios com um shampoo de limpeza profunda ou neutro. Os fios precisam estar completamente limpos e sem resíduos, isso de uma forma que não agrida a fibra capilar. ...
  2. Retire o excesso de água. ...
  3. Aplique argila verde e deixe agir. ...
  4. Enxágue de forma abundante. ...
  5. Aplique máscara de hidratação.

Além de dar brilho, o vinagre de maçã combate a oleosidade e a queda, reduz o frizz e fecha as cutículas dos fios. Além de utilizar o vinagre de maçã na cozinha, também existem formas de trazer muitos benéficios para os seus cabelos. O vinagre de maçã tem um Ph muito parecido ao da nossa pele e cabelos.

Os coentros são apresentados nas redes sociais como um alimento com capacidade para “eliminar metais pesados” do organismo. Várias publicações alegam que a ingestão desta erva aromática pode reduzir “80%” de elementos como mercúrio, chumbo ou cádmio.

Diariamente, coma um tipo ou mais de crucífera: brócolis, couve flor, acelga, repolho, agrião. São tão poderosas no processo de limpeza quanto a salsinha e o coentro, alimentos ricos em substâncias que ajudam na eliminação dos metais pesados.

Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

É possível encontrar metais pesados até mesmo em maquiagens, produtos de beleza, panelas, papel alumínio, desodorante com alumínio na composição, entre outros. Peixes e frutos do mar possuem uma alta quantidade de metais pesados, incluindo o mercúrio.

Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.

Os vegetais de raízes e tubérculos podem ter níveis mais altos de metais pesados, como chumbo e arsênico, porque crescem no subsolo. De fato, a investigação descobriu que alimentos nutritivos para bebês, como cenoura, batata-doce, abóbora e muitos tipos de batata, tinham níveis preocupantes de metais pesados.

Óleo de Ojon
Ele é essencial para restaurar os fios com química, pois atua na reconstrução da estrutura capilar. Rico em aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, vai fortalecer o seu cabelo para que o processo de transição ocorra rapidamente.