Como saber se o cabelo do bebê vai ser liso ou cacheado?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Para identificar o seu cacho, basta observar os fios sem nenhum tipo de finalização para determinar se são lisos, ondulados, cacheados ou crespos. É importante notar que o seu cabelo pode ter mais de uma curvatura.

E para que os fios dos pequenos de cabelo liso não fiquem rebeldes, a dica é usar o JOHNSON'S® baby Shampoo Cuidado anti-frizz. Com mel e germe de trigo, ele combina a suavidade dos dois ingredientes, nutrindo e fortalecendo os cabelos lisos e os deixando mais brilhantes e fáceis de pentear.

Eles são finos, suaves e abundantes e caem nas primeiras semanas de vida. Os que estão na cabeça dão lugar aos primeiros fios de cabelo, que já dão uma ideia de como as mechas serão. No entanto, até os dois anos de vida, aproximadamente, ainda podem haver alterações na forma e cor dos fios.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, descobriu a origem do cabelo cacheado e o gene responsável pela textura do fio: o nome dele é trichohyalina. É uma variação nesse gene que é capaz de determinar se os cabelos serão lisos ou cacheados.

A cor e o tipo do cabelo são determinados por herança monogênica (um gene da mãe associado a um gene do pai). O gene dominante predomina e caracteriza-se por cabelo castanho ou vermelho, ondulado ou encaracolado.

Seu bebê te belisca, enfia o dedo no seu nariz, puxa seu cabelo, mexe no seu colar ou brincos, fica pegando no outro mamilo, etc.? Que beleza! Primeiramente, saiba que é isso um comportamento natural do desenvolvimento. Isso acontece porque eles já entendem o ambiente ao redor.

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

Muitas mamães e papais ainda acreditam na famosa lenda de que não deve cortar o cabelo do bebê até que ele complete um ano de vida, porque os fios perderão força ou demorarão mais para se desenvolver. Mas como vivemos em um mundo moderno, é claro que não devemos acreditar em premonições infundadas.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Espinafre
O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. Baixando, gradualmente, os tons de cor dos olhos.