Como saber se o cabeçote está rachado?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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Quais problemas ocasionados por uma trinca ou corrosão no cabeçote do motor? Excesso de fumaça no escapamento – Sem sombras de dúvidas, fumaça visível é sinal de problemas. Se a fumaça tiver cor azulada é indício de queima de óleo de motor na câmara de combustão.

final sim você pode ser um problema para você mas não afeta nada em relação ao motor se pode tranquilamente andar com ela. um outro problema né que pode ocasionar talvez te incomodar bastante seria a questão da morte da formação né.

na trinca do cabeçote primeiro sintoma e quando o cabeçote trincado é a perca de potência então a moto ela vai começar a ficar menos. potente do que o normal né porque o cabeçote vai estar vazando compressão então ele acaba ficando a moto no caso fica mais fraca e não consegue ter aqui no meio desempenho.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados.

Por exemplo, o motorista deve ficar atento ao amaciamento das peças. Retíficas mais especializadas, que possuem um equipamento chamado dinamômetro, já entregam o motor pré-amaciado. Caso contrário, o motorista terá que fazer esse trabalho por conta própria, geralmente entre 500 e 1000 quilômetros após a retífica.

Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava. Por isso, reforçamos: não postergue a solução!

Quando a junta do cabeçote está queimada, os principais sintomas são: Sobreaquecimento do motor: a temperatura média do motos começa a subir mais do que o normal, ou seja, acima dos 90 graus.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Esse problema tem várias causas, mas em geral, acontece quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô. Normalmente, isso está associado a algum dano ou até mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo.

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Quais são as diferenças entre trincas, fissuras e rachaduras?

  1. Fissura: é o início de um possível problema. ...
  2. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca. ...
  3. Rachaduras: esse estágio da abertura requer atenção imediata.

Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.

Com relação aos preços da peça, o valor médio da junta do cabeçote varia entre R$150 a R$400, mas pode atingir valores bem superiores se o seu carro for importado, como um Audi A3, 2.0 16 válvulas, cuja peça supera os R$2.000.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é a quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.