Como saber se o brinco e de aço cirúrgico?

Perguntado por: egarcia7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Aço é uma variação do metal que tem grande resistência à oxidação, o que faz a joia durar mais tempo. O que vai indicar isso é o seu valor e o aço cirúrgico possui 316L.

Todas as peças em aço feitas pela Prata e Arte são de aço cirúrgico 316L, e a diferença mais visível entre as peças de prata e de aço é a coloração: a prata é mais clara e o aço, mais escuro.

As principais diferenças entre o Aço 316L ou Aço Cirúrgico em relação aos demais é que este possui, além da resistência contra a ferrugem, maior capacidade para manter sua cor e seu brilho por um longo prazo.

No caso do Aço Cirúrgico, geralmente as peças douradas são banhadas, portanto não é recomendado utilizar na praia ou piscinas, pois o banho que a joia recebe pode sim sair, e ficar a sensação de uma peça manchada.

Aço cirúrgico é uma variação excepcional do metal que tem resistência à oxidação, o que faz a joia durar muito mais tempo. O que vai indicar que a joia é inoxidável é o seu valor, e o aço cirúrgico possui o valor 316L.

O aço cirúrgico é um elemento muito utilizado na fabricação de acessórios em todo o mundo. Por ser um material muito resistente, que garante a durabilidade e o brilho da peça. Por isso, o aço cirúrgico é um tipo de metal muito valioso na fabricação de brincos, anéis, alianças e colares.

COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.

DICAS ÚTEIS PARA PEÇAS DE AÇO CIRÚRGICO 316L:
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Possui manutenção simples: basta lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.

Preço. É importante destacar que os itens em aço, além de muito resistentes, são antialérgicos e possuem um preço mais acessível que os de prata.

As semijoias oxidam, pois são feitas de ligas metálicas. Quando submetidas a determinados processos físicos e químicos, as peças podem ficar com o aspecto escurecido, por conta de reações.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

Um tipo de material que muita gente ainda não conhece, mas que é perfeito para quem tem alergia a semijoias é o aço 316L, também conhecido como aço cirúrgico. Esse material é hipoalergênico, ou seja, com baixo risco de alergias.

Aço Inox x Aço Cirúrgico
O aço inox possui um teor de carbono um pouco maior do que no aço cirúrgico, e por isso peças com aço inox são mais baratas. Por esse motivo, o aço cirúrgico torna-se hipoalérgico e mais resistente a água, tornando-se ideal para piercings.

A principal diferença entre o inox e o aço cirúrgico é a quantidade de carbono presente na composição do material para determinar a corrosão. Peças com menores quantidades de carbono têm menos risco de sofrerem corrosão intercristalina ou desintegração da solda, e isso é proporcionado pelo aço cirúrgico.

Corte o aço usando um instrumento cortador de aço de sua escolha. Há uma variedade de instrumentos de folha de aço que podem ser usadas para fazer cortes. Se o aço tiver uma bitola fina, como 18 AWG ou menos, você provavelmente pode fazer cortes com alicates.

O aço cirúrgico é um metal muito utilizado na fabricação de acessórios pessoais em todo o mundo. Ele é considerado valioso na fabricação de peças como brincos, anéis, alianças e colares, devido à sua resistência, a qual garante a durabilidade e o brilho característicos desse material por toda vida.

Aço cirúrgico 316L
É o ideal para ser utilizado como acessório para o corpo. Sua fabricação envolve um processo diferente de derretimento a vácuo – método seguro que evita qualquer tipo de contaminação. Por isso, esse tipo de aço é mais resistente e ideal para estar em contato com a pele.

Normalmente, o que é conhecido como aço inox cirúrgico é o aço 316L, da categoria dos austeníticos. Embora o aço inoxidável seja um só, como falei antes existem diferentes tipos. Estes tipos variam na sua composição, de modo que cada um possui características próprias.