Como saber se o benefício foi concedido?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF

  1. Fazendo login no site do Meu INSS;
  2. Acessando o aplicativo Meu INSS;
  3. Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

45 dias

Quanto tempo para receber quando o benefício concedido? O prazo para iniciar o pagamento do benefício é de 45 dias corridos, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), com extensão de mais 45 dias, se houver justificativa plausível, totalizando 90 dias.

Acesse o site meuinss.gov.br; Clique em “Entrar com gov.br”; Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar); Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo "Meu INSS". Para isso, basta abrir a loja de aplicativo do seu celular e baixar o app que está disponível para Android e IOS. Assim como no acesso através do site, para começar, é necessário fazer o login com o número do CPF e criar uma senha.

3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou seja, está na fila de espera para ser analisado! O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Como acessar a carta de concessão online?

  1. Selecione a opção “ENTRAR”, no canto superior direito da tela e clique no botão “LOGIN”. ...
  2. Ao acessar o sistema com sua senha, clique na opção “Carta de Concessão”, que fica ao lado esquerdo da página, para emitir o documento.
  3. É necessário informar seu nome completo e CPF.

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

Por meio do CPF você pode consultar o número do benefício de três formas bem simples: fazendo login do site do Meu INSS, acessando o aplicativo Meu INSS e ainda ligando na Central 135.

Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Em grande parte das situações, o INSS demora pelo menos 90 dias para dar uma resposta do requerimento. E, em alguns casos, nem ao menos apresentam um motivo. Na prática mesmo, tem gente que espera mais de um ano por uma resposta do Instituto.

”Concluso”, nos meios jurídicos, significa que o processo está à disposição do Juiz, aguardando uma decisão. Pode ser uma decisão inicial, intermediária ou mesmo final.

Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento. Esse prazo também pode ser estendido por mais 45 dias, caso o Instituto dê uma justificação razoável.

Após ter o Processo concluído no INSS, verifique o documento na agência bancária onde o depósito será pago. Em seguida, dirija-se à agência com seu documento de identidade com foto e número do benefício para acessar esses valores. Vale lembrar que você não precisa abrir uma conta corrente para receber os pagamentos.

Significado de deferido: Pedido aceito, pedido concedido
Mesmo tendo algumas interpretações diferentes, o significado de deferido usado pelo INSS na previdência social é a concessão (pedido aceito) dos pedidos feitos pelo segurado. É o contrário de INDEFERIDO, ou seja, pedido negado.

Como dito anteriormente, a carta de concessão é um documento que comprova que o benefício foi concedido e constam nela todos os detalhes da concessão. Dentre eles, em caso de benefícios temporários, a data em que o pagamento irá encerrar.

91%

O valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que é igual à média simples de todos os salários de contribuição ou dos 12 últimos meses, o que for menor.