Como saber se o bebê vai ser grande ou pequeno?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

A medida pode ser determinada entre 14 e 40 semanas de gestação e possui um caráter informativo e lúdico para as futuras mamães. Do ponto de vista clínico o seu médico irá utilizar a estimativa de peso fetal e o comprimento dos ossos longos para determinar se o crescimento fetal está adequado ou não.

Os bebês humanos, sob condições ideais, nascem quase sempre com o mesmo tamanho. Depois de passar em média 40 semanas bem protegidos e alimentados no útero materno, eles vêm ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento.

Classificação de acordo com o peso do bebê:

  • Extremamente baixo: inferior a 999g.
  • Muito baixo: De 1.000g a 1.499g;
  • Baixo: De 1.500g a 2.499g;
  • Insuficiente: De 2.500g a 2.999g;
  • Normal: De 3.000g a 3.999g;
  • Excessivo: Superior a 3.999g;

Espera-se nos primeiros meses que o bebê ganhe algo em torno de 25 a 30 gramas por dia Segundo o Osteopata, há casos de bebês que ganham peso normalmente nos dois primeiros meses de vida, mas a partir disso deixam de ganhar ou baixam o ganho, por exemplo, de um quilo num mês para 200 gramas no mês seguinte.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

Por que alguns bebês são 'gigantes'?
E os motivos para isso são os mais diversos, entre eles a genética —pais muito altos, como jogadores de basquete—, obesidade materna e o ganho excessivo de peso na gestação, com alto consumo calórico.

No início do sétimo mês, o bebê apresenta por volta de 900 gramas e 35,5 a 43 cm de comprimento. Esses números mudam rapidinho para 1,3 a 1,8 quilos e 45 centímetros no início do oitavo mês. Já no nono mês de gestação, o bebê alcança até 3,5 quilos e 55 centímetros de comprimento.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg.

O seu bebê na 38ª semana de gravidez
O seu bebê mede uns 50 cm e pesa perto de 3 quilos e, ainda que continue aumentando de peso, não seguirá crescendo de tamanho. O intestino do seu bebê formou uma substância verde escura, chamada mecônio, que será eliminado com as primeiras fezes, logo depois de nascer.

Desenvolvimento do corpinho
O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,9 kg.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Em geral, a saliência mais visível aparece entre a 16ª e a 20ª semana, que equivalem ao quarto e ao quinto mês de gestação. No oitavo mês a barriga chega à altura máxima, podendo reduzir de tamanho no nono mês, com a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, como preparação para o nascimento.

5Normalmente a partir do quinto mês gestacional a barriga já fica arrendondada e já pode ser notado pelos demais.