Como saber se o bebê vai nascer na data prevista?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A data provável do parto é o dia em que a gravidez completa 40 semanas, contando a partir da data da última menstruação. A forma mais simples de calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe.

É o caso das gestantes que sofrem de doenças autoimunes, pressão alta difícil de controlar e diabetes gestacional. Diante de situações como essas, o obstetra faz o possível para manter as condições estáveis e levar a gestação até as 39 semanas, que é quando o bebê está mais preparado para vir ao mundo.

38 semanas de gravidez são 9 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 14 dias para conhecer o seu bebé!

Às 39 semanas de gestação, o seu bebé é considerado de termo. Ele está apertado no seu útero e pode nascer a qualquer momento. Nesta fase gestacional, é normal que tenha dificuldade em movimentar-se e que se canse facilmente. Por isso, repouse bastante e não faça esforços desnecessários.

Alongamento dos músculos do abdômen
Com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga pode começar a ficar dura logo no início da gravidez, principalmente devido ao alongamento excessivo dos músculos do abdômen.

Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

Para acelerar o trabalho de parto pode-se recorrer a alguns métodos naturais como fazer uma caminhada de 1 hora de manhã e à tarde em passo acelerado, ou aumentar a frequência de contatos íntimos, especialmente sem preservativo, pois isto ajuda a amolecer o colo do útero e a aumentar a pressão do bebê sob a pélvis.

Segundo estudo, como os bebês tendem a ser maiores, eles podem dar mais trabalho na hora de nascer. Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

O trabalho de parto normal geralmente começa dentro de 2 semanas (antes ou depois) da data prevista para o parto. Na primeira gestação, o trabalho de parto leva em média 12 a 18 h; partos subsequentes são geralmente mais breves, em média de 6 a 8 horas.

O encaixe não provoca grande alteração na movimentação. Importante é seguir as orientações de seu Obstetra, quanto a movimentação fetal!

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.