Como saber se o bebê tem Síndrome de West?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

O diagnóstico da síndrome de West é feito com base nos relatos de sintomas do bebê e por meio do exame de eletroencefalograma com hipsarritmia. Entre os três meses e um ano de vida já é possível diagnosticar a doença.

O principal tipo de crise na síndrome de West são os espasmos epilépticos. Os espasmos são contrações súbitas e breves envolvendo o tronco, membros superiores e cabeça, que geralmente ocorrem ao despertar do sono, várias vezes seguidas.

A média de idade do início dos espasmos foi 5,3 meses, variando de 2 dias de vida a 22 meses (Fig 1).

Em geral, os espasmos são uma contração súbita (espasmo) do tronco e membros muito semelhante a quando o bebê toma um susto. Às vezes, os espasmos são apenas um balanço da cabeça. Os espasmos podem durar vários segundos e, normalmente, a criança apresenta vários espasmos em grupos, um logo atrás do outro.

Os espasmos variam de acenos sutis de cabeça até contrações do corpo todo. Eles envolvem flexão, extensão ou, mais frequentemente, ambos (misto). Em geral, os espasmos ocorrem em grupos, com frequência dúzias de vezes sucessivamente e costumam ocorrer depois que a criança acorda e, às vezes, durante o sono.

Se notar movimentos repetitivos de flexão ou extensão do corpo, causados por espasmos musculares, procure o pediatra.

A Síndrome de West consiste numa tríade de sinais clínicos e eletroencefalográficos, sendo atraso no desenvolvimento, espasmos infantis e traçado eletroencefalográfico com padrão de hipsarritmia.

Embora os espasmos do sono sejam normais em crianças pequenas, muitos pais querem saber a causa. A resposta não é assim tão simples. As razões para os espasmos do sono em bebés são actualmente desconhecidas. Portanto, se está preocupado com isto, não hesite em expressar as suas dúvidas quando visitar o seu pediatra.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica.

Utilizando a bola coloca-se a criança em DV apoiado com cotovelo em cima da bola, e chama-se a atenção da mesma com um objeto a sua frente. Deitado no chão, também com um brinquedo à frente. É importante saber que o tratamento da síndrome de west é igual ao tratamento proposto a criança portadora de paralisia cerebral.

Com relação aos exames geralmente usados para esclarecimento do quadro, os principais costumam ser: Eletroencefalograma – Exame que visa mostrar a atividade elétrica cerebral no momento da avaliação. Caso se apresente normal, em geral é pedido um segundo exame para confirmação.

Comumente as pessoas que têm síndrome de west tem uma pequena expectativa de vida e não costumam sobreviver muitos anos.

atraso no desenvolvimento psicomotor; retardo mental; autismo; alterações bucais, como bruxismo.

A vigabatrina é eficaz para tratamento da síndrome de West (espasmos epilépticos, EEG com hipsarritmia e retardo do desenvolvimento neuropsicomotor).

As causas da síndrome de West podem ser relacionadas a fatores genéticos ou ambientais, como traumatismo craniano, lesão cerebral, má formação cerebral, doença metabólica, anormalidades cromossômicas e esclerose tuberosa (uma condição genética).

- tremor ou agitação dos braços e das pernas são comuns durante o choro (bebês agitados são muito comuns. Convulsões são raras. Durante convulsões, os bebês também se contorcem, piscam os olhos, sugam ritmicamente e não choram). Se seu bebê está tremendo e não está chorando, dê a ele alguma coisa para sugar.

Pode ser a disquesia do lactente. Seu bebê nasceu e poucos dias depois ela começa a demonstrar algum desconforto abdominal. Chora, se estica e se contrai todo e reclama bastante. Os pais, principalmente de primeira viagem, ficam muito preocupados e comumente chamam isso de cólica.

Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

  1. Tônus muscular anormal no nascimento (hipo ou hipertônico);
  2. Convulsões;
  3. Bebê flácido;
  4. Episódios subtis de olhar fixo / sem resposta;
  5. Lenta aquisição de linguagem e / ou habilidades motoras.

É caracterizada por contrações musculares repetitivas e sustentadas que resultam em posturas anormais, podendo afetar membros, tronco e face. Em crianças, as distonias costumam começar de maneira focal, ou seja, em uma única parte do corpo, e tendem a se generalizar.

Durante o sono ativo ou sono leve, o bebé encontra-se mais vulnerável ao mundo exterior. Ele pode mover-se, contorcer-se e espreguiçar-se com frequência. A nível do rosto, é frequente o bebé franzir o sobrolho, fazer caretas, sorrir, mexer a boca e mamar na língua.

Tremor em bebezinho principalmente até três meses é comum ocorre por imaturidade do sistema nervoso central que vai amadurecendo e melhorando com o desenvolvimento e crescimento dele . Choro também , bebê chora muito e é única forma que ele conhece de se comunicar .