Como saber se o bebê tem problema Neurologico na barriga?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A maior parte das malformações em geral, inclusive as neurológicas, pode ser detectada no USG morfológico, realizado entre a 20ª e a 22ª semanas de gestação. Em alguns casos a malformação pode não ser vista, sendo identificada apenas em ultrassonografias do terceiro trimestre ou até mesmo após o parto.

O diagnóstico da hidrocefalia fetal pode ser feito com ultrassom ou ressonância magnética fetal.

Toxoplasmose, sífilis, infecções causadas pelo citomegalovírus e até gripe podem levar a problemas na formação do feto, sobretudo se adquiridas pela mulher nos 3 primeiros meses de gestação. Não é só o vírus zika que pode trazer complicações para o bebê se a mãe for infectada durante a gravidez.

Quanto mais glicose o bebê receber, mais energia ele terá para se movimentar; assim, a frequência aumenta, mas não por um bom motivo. Diante disso, ter um bebê que mexe muito na barriga é sinal de saúde, sim. Mas lembre-se: não se preocupe se o seu bebê for daqueles mais quietinhos.

O ultrassom obstétrico é um exemplo de exame que possibilita ao médico identificar malformações no pré-natal. Além disso, essa ultrassonografia também é usada para acompanhar a evolução do bebê, seu desenvolvimento e descartar complicações que podem ocorrer durante a gestação.

Atualmente, há disponível no mercado um exame de biomarcadores para pré-eclâmpsia (sFlT-1/PlGF), indicado a partir do sétimo mês de gestação (a doença é mais frequente a partir desse período).

Por isso, para ter a confirmação do diagnóstico, é necessário a realização de exame de ultrassonografia ao final do segundo trimestre de gestação.

A amniocentese é um exame que pode ser realizado normalmente a partir do segundo trimestre de gestação, e que tem como principal objetivo identificar possíveis alterações genéticas no bebê ou complicações que possam acontecer devido ao surgimento de infecções na gravidez, como a toxoplasmose, por exemplo.

As causas mais comuns são obstrução a circulação do líquor (como por exemplo estenose do Aqueduto), malformações no sistema nervoso central que acarretam em hidrocefalia (como por exemplo a Síndrome de Dandy Walker), anomalias cromossômicas e infecções congênitas (como citomegalovírus e toxoplasmose).

Ultrassom (3D ou 4D): esse exame é um complemento do ultrassom tradicional. Permite ver o rostinho do bebê e avaliar com mais precisão alguma malformação, já que as imagens são mais detalhadas. O período mais indicado para se realizar um ultrassom 3D ou 4D é entre a 26ª e a 30ª semanas de gravidez.

Ultrassom morfológica: 1º e 2º trimestres
Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca.

Translucência nucal alterada
Está alterado quando o valor está igual ou superior a 2,5 mm. É comum que a TN aumente de acordo com a idade gestacional calculada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN). Portanto, para definir se a TN está ou não aumentada, é necessário correlacionar com a medida do CCN.

As anomalias congênitas ocorrem nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos do bebê estão se formando. Sua origem pode ser genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que previne malformação fetal, como lesões neurológicas, fissura labial, paralisia da parte inferior do corpo e hidrocefalia. A falta dele também pode levar à morte do feto.

A pré-eclâmpsia está no conjunto dos problemas gestacionais mais severos. Estima-se que, no Brasil, três gestantes morrem pela doença por dia. A doença hipertensiva normalmente se manifesta na primeira gestação e terceiro trimestre.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.