Como saber se o bebê precisa de ferro?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A deficiência de ferro pode, além de dificultar o crescimento do bebê, também causar:

  • Taquicardia.
  • Falta de ar.
  • Falta de apetite.
  • Alteração do sono.
  • Mucosas das pálpebras e gengivas descoradas.
  • Palidez.
  • Distúrbios do crescimento.
  • Problemas de aprendizagem e comportamentais.

Em alguns casos sim, é necessário complementação de ferro além do já fornecido, tanto no aleitamento materno quanto no industrializado. A absorção do ferro também varia e o leite não atrasaria esta absorção mas a capacidade, pelo organismo, para utilização deste ferro pode estar alterada.

Dentre eles, o ferro bisglicinato quelato tem se mostrado excelente opção, dada sua melhor tolerabilidade, menor incidência de efeitos adversos e maior biodisponibilidade em comparação aos sais de ferro.

O ferro deve ser dado à criança 30 a 60 minutos antes ou 2 horas após as refeições, nunca com leite, para que a sua absorção pelo organismo seja adequada. A dose ideal deve ser decidida pelo médico que acompanha a criança.

Como Aumentar a Absorção de Ferro do Bebê? Utilizar junto com o ferro o ácido ascórbico (vitamina C) vai permitir maior absorção do ferro. Para isso o pediatra irá receitar vitamina C em gotas que pode ser facilmente substituída por um suco de laranja ou outra fruta que tenha níveis elevados de ácido ascórbico.

Lactentes. Administrar ao lactente 2 gotas, via oral, para cada quilograma de peso por dia. Não ultrapassar o limite de 15 gotas por dia (15 mg de ferro elementar, equivalente a 166,66 % IDR máxima), ou a critério médico.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Ferro: carne vermelha, porco, frango, frutos do mar, feijões, hortaliças verdes e frutas secas.

Na mamadeira? O ferro não deve ser diluído no leite, pois pode perder parte de suas propriedades.

É frequente ver bebês acordando à noite com cólicas, gases ou disquesia após começar a tomar o suplemento de ferro. Por esse motivo eu costumo recomendar que NÃO ofereça à noite, apesar de saber que é um horário cômodo pois aproveita o banho, mas corre esse risco.

Um dos grandes dilemas das mães que amamentam é se após as refeições ela pode dar o peito ao filho por conta da absorção do ferro. A resposta é sim.

carnes

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Prematuros, lactentes e crianças até 4 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal e critério médico. Dose é de 1 a 2 gotas/kg/dia (2,5 mg de Fe III) em dose única. Acima de 20kg, administrar até 20 gotas ao dia ou a critério médico.

Laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são ricas em vitamina C e potencializam a absorção do ferro. Essas partes específicas das carnes também possuem grande concentração de ferro e vitamina B12.

Não deve ser dada com os alimentos pois isso atrapalha a absorção da medicação!

Quanto tempo após tomar Neutrofer posso consumir derivados de leite? O ideal que você se alimente com leite ou seus derivados após 1 hora da ingestão do neutrofer ou qualquer outro medicamento que contenha ferro.

Sulfato Ferroso causa sonolência? Em nossa prática clínica, não costumamos observar a sonolência como efeito adverso da terapia com sulfato ferroso. Ao contrário, a sonolência causada pela anemia tende a melhorar com o tempo quando suplementamos o ferro.

Sulfato ferroso e ácido fólico engorda? O uso dos dois em conjunto não influenciam no peso.