Como saber se o bebê está satisfeito?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Como saber se meu bebê está mamando o suficiente? Talvez você esteja se perguntando se seu bebê está mamando o suficiente. Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

O bebê começa a mamar e depois de alguns minutos pode notar que o ritmo de sucção do bebê diminui. Algumas mães conseguem ouvir o bebê engolir o leite, enquanto outras não ouvem. O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais.

O bebê vai sentir fome com menos frequência pois sua barriga vai “estar cheia”.

Não existe leite materno fraco. Isso é o que garante profissionais de saúde que atendem bebês e crianças.

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

As golfadas são comuns para a grande maioria dos bebês nos primeiros meses de vida, e mesmo assim eles continuam crescendo e ganhando peso. O bebê elimina leite sem nenhum sofrimento e por isso mesmo é chamado de “regurgitador feliz”.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

1O arroto do bebê acontece quando o ar é engolido durante as mamadas e arrotar ajuda a colocar para fora este ar ingerido. 2Os bebês que são amamentados no peito controlam melhor a saída de leite e assim engolem menos ar e também sofrem menos com os gases.

Muito movimento. Caso o bebê fique muito agitado depois da alimentação, a digestão pode ser afetada - e como a válvula do estômago ainda é muito sensível, ele pode vomitar. Portanto, crianças mais inquietas tendem a regurgitar com maior frequência.

Estudos realizados por suecos, que analisaram o esvaziamento do estômago dos recém-nascidos, comprovam que realmente o estômago se esvazia no mínimo em duas horas e meia e, no máximo, em quatro horas, desde que essas crianças tenham se nutrido satisfatoriamente na refeição anterior.

2Um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada. 3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. A média de consumo diário pode chegar a 750 ml de leite.

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia. Essa condição pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada.

Existem alguns fatores que podem gerar a dúvida se existe leite materno fraco. Alguns deles incluem: Pega errada na amamentação – Na pega errada o bebê coloca apenas o bico do seio na boca, por causa disso, ele não consegue sugar muito leite.

A alimentação materna durante o período de lactação pode influenciar na qualidade do leite materno, principalmente em relação ao teor de vitaminas e de minerais. Enquanto a concentração dos macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos não sofrem influência.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Fator comum, o soluço em bebês nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma dos pequenos. Especificamente no caso dos recém-nascidos, esse músculo ainda é bastante imaturo e incoordenado. Por isso, o soluço é mais intenso durante os primeiros meses de vida da criança.

“Se possível esfregue as costas do bebê com massagens leves para ajudar a relaxar o diafragma e com isso se livrar dos soluços", finaliza Assad.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

Sim! É normal que os recém-nascidos durmam muito nos seus meses iniciais de vida, principalmente nos primeiros dias. Eles dormem bastante por um bom motivo: o sono é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, do Sistema Nervoso Central e da memória do bebê e, por essa razão, deve ser priorizado pelos pais.