Como saber se o bebê está do lado direito ou esquerdo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
/ 5 18 votos

O estudo que descreve o método afirma que se na ultrassonografia fetal a placenta estiver implantada à direita do útero, o bebê é menino; caso a placenta esteja implantada à esquerda do útero, o bebê é menina.

Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Faça carinhos e massagens na barriga
Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe. Há mulheres que relatam que quando fazem algum tipo de carinho na região, o bebê faz alguns movimentos como resposta.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Desenvolvida pelo médico Saam Ramzi Ismali, a teoria é de que o local em que a placenta se forma pode revelar se o feto é um menino ou uma menina. Se a placenta estiver do lado esquerdo, será uma menina, se estiver do lado direito, será um menino.

2A barriga dura acontece normalmente após a 20ª semana de gestação, mas também pode acontecer antes, apesar de ser raro.

“Isso ocorre pelo próprio crescimento uterino, por estímulos mecânicos – como o movimento do bebê ou massagens na barriga -, e nas contrações de treinamento conhecidas como Braxton Hicks, principalmente a partir das 28 semanas”, explica a Liliane Sato, ginecologista do Hospital Santa Catarina.

Já para as mamães saudáveis, com a gestação evoluindo bem, as atividades diárias da casa só precisam ser moderadas e restritas nos últimos meses da gravidez. Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

4) Excesso de atividade física
Agora é preciso desacelerar um pouquinho, como alerta a obstetra: “Todo excesso na gravidez deve ser evitado. Quando o esforço físico é muito intenso, a grávida pode aumentar o tônus uterino, o que leva a um trabalho de parto prematuro".

Outra dúvida muito frequente nos casais que estão esperando um bebê é se os toques e carinhos feitos na barriga são sentidos pelo feto. Segundo Jurandir, a medida que vai crescendo, o feto fica mais próximo da superfície abdominal materna e pode sim sentir os toques, tanto maternos quanto paternos.

Toques e movimentos
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque.

Além da pressão do líquido amniótico e da parede uterina, é provável que o bebê sinta estímulos externos, como o toque das mãos sobre a barriga.

Ouvir o coração do bebê
Além do aparelho, há um aplicativo gratuito com o mesmo nome - "Shell". O app está disponível para Android o iOs. O BabyScope é outra alternativa, pois permiti que a mamãe ouça os batimentos cardíacos.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.