Como saber se o bebê está com frio ou com calor?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Caso não possua um termômetro em casa, a temperatura do bebê pode ser avaliada com certa precisão através do toque humano. Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria.

Além do desconforto que causa ao bebê, ainda pode haver febre e desidratação. O inverno chega e com ele a ansiedade da mamãe de não deixar o bebê passar frio, principalmente os recém-nascidos. É uma preocupação absolutamente relevante, mas que não deve ser levada ao extremo, pois pode trazer problemas ao seu filho.

Rosto avermelhado, temperatura corporal elevada, cabelos molhados e irritação são indícios de superaquecimento. Sempre que o bebê estiver chorando, alias, pode ser um sinal que ele está desconfortável com a temperatura.

Mãos e pés frios não significam sempre que a criança está mal agasalhada, pois o bebê costuma ter as extremidades mais frias mesmo”, explica a neonatologista Dra. Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana. 5 – a temperatura está abaixo dos 35 graus.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

Ao escolher as roupas certas para o bebê, você ajudará a manter seu pequeno confortável e seguro durante a noite. Para dormir no calor, as roupas ideais para o bebê são as de algodão leve e respirável. Escolha uma camisa infantil masculina ou uma camisola feita de algodão para manter o bebê aquecido durante a noite.

Os bebês suam mais na cabeça por dois motivos: a cabeça tem a superfície maior em relação ao corpo, se comparado ao adulto; a cabeça é uma região muito vascularizada. Suor na cabeça do bebê é normal.

A ideia do não poder vem de um pensamento popular sobre o vento proporcionar casos de gripe e/ou resfriados. Não é totalmente falsa a informação, porque a mudança de temperatura pode sim causar um choque térmico e gerar algum tipo de reação no bebê.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro aniversário, de preferência a partir dos 18 meses de idade.

Os pés e as mãos são extremidades do corpo e naturalmente ficam mais frias do que o restante do corpo, portanto nem sempre são parâmetros certeiros. Pelo mesmo motivo, os pezinhos devem ser aquecidos com meias.

O bebê, especialmente nos seis primeiros meses, sofre muito com as alterações de temperatura e com o nariz constantemente obstruído. Isso ocorre porque, na barriga da mãe, ele fica envolto pelo liquido amniótico, que, dentre outras funções, ajuda a manter a temperatura adequada dentro do útero.

Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

Quando você encosta a mão na bochecha do bebê e sua mão parece quase arder é o indício de que ele está com a temperatura muito mais alta que o normal – o problema é que você não tem uma exatidão de quantos graus a mais.

Quando o estômago do bebê se expande, porque está cheio ou engoliu muito ar, por exemplo, ele empurra o diafragma e causa espasmos no músculo. A partir daí, as cordas vocais se fecham, forçando o ar a sair pelas cordas — criando, então, o som característico do soluço.

Se as extremidades e o tórax do bebê estiverem gelados, ele provavelmente está sentindo frio, e você pode adicionar uma camada de roupa. Se ele estiver suado e quente ao toque, possivelmente está com calor e você pode retirar uma camada. É possível aferir a temperatura do bebê com um termômetro.