Como saber se o bebê está com fome de madrugada?

Perguntado por: urebelo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Como saber se o bebê está com fome de madrugada?

  1. acordar no meio do sono;
  2. virar a cabeça ao sentir algo encostar em sua bochecha;
  3. colocar a língua para fora;
  4. chupar os lábios;
  5. tentar comer a mão;
  6. remexer e se contorcer;
  7. posicionar-se para mamar;
  8. procurar o peito de quem o está carregando;

A partir dos 6 meses, a criança já tem capacidade biológica de se manter dormindo a noite toda sem precisar ser alimentada, como falamos na resposta anterior. Portanto, agora não há mais necessidade de oferecer o leite toda vez que seu bebê chorar durante a noite – muito menos de acordá-lo para mamar, viu?

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Ou seja, uma alimentação equilibrada é fundamental para alcançar seus objetivos e para controlar a fome noturna.

  1. Beba água. ...
  2. Alimentos com fibras. ...
  3. Alimentos com proteína. ...
  4. Fracione as refeições. ...
  5. Evite alimentos e bebidas estimulantes. ...
  6. Evite carboidratos refinados.

Especialistas de todo o mundo concordam que sono, exercício e nutrição são alicerces da boa saúde. Sabemos que dormir menos do que o habitual aumenta o apetite. Evidências científicas mostram que, quando se dorme pouco, há uma tendência de ingerir mais calorias, em especial alimentos gordurosos e açúcares.

De 0 a 3 meses
É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando.

Massageie a cabeça do bebê em movimentos circulares enquanto amamenta. Você também pode usar um pano úmido para passar na cabeça do bebê para ajudá-lo a ficar acordado. Certifique-se de que sua mão livre esteja apoiando o peito de modo que o peso do peito não fique sobre o queixo do bebê.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Quando o bebê acorda de madrugada, nos primeiros meses, não precisa se preocupar. Isso porque trata-se de uma reação normal de seu organismo, que ainda está se acostumando com a vida fora da barriga da mamãe.

A ausência de um padrão nos horários do sono se deve ao fato de que bebês (até o terceiro mês de vida) não produzem a melatonina - hormônio que regula o sono. Além disso, eles ainda não sabem diferenciar o que é dia ou noite. Então, é normal que eles eventualmente "troquem" um pelo outro.

Lembrando que após o início da dieta adequada, demora cerca de quatro dias para que não sejam mais identificados proteínas do leite de vaca e soja ingeridos pela mãe. O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna.

Paloma explica que, entre o 3º e o 4º dia de vida do bebê, a mãe vai ter um pico de produção de leite, que é conhecido como apojadura — a famosa “descida do leite”. Nesse período, o corpo da mãe começa a se transformar para receber esse leite mais gorduroso.

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.