Como saber se o bebê está com dor?

Perguntado por: lboaventura6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

1) CÓLICA POR GASES
Elas fazem bebês e crianças se retorcerem, causando contrações da musculatura abdominal. No recém-nascido, a cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo, o que significa que ele está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal ainda está em formação.

Sim, é normal! Porém, existem algumas atitudes que os pais podem tomar que irão agravar ou diminuir os gemidos do bebê durante o sono. Geralmente, os bebês gemem enquanto dormem porque estão com o nariz entupido, com gases, ou até mesmo estão lamentando a falta da cama dos pais.

Não é necessário levar o bebê ao hospital. Os pais podem amenizar o sofrimento movimentando as pernas em direção ao peito, deitando o bebê de bruços no seu colo ou fazendo massagens leves em seu abdômen. Por volta dos 6 meses, surgem os primeiros dentes, o que pode causar desconforto e coceira.

A disquesia pode ser definida como um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente, que pode ser caracterizado pela vontade de evacuar sem fazê-lo de fato, ou demandar muito tempo e esforço para tal.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Confira alguns sintomas de cólica em recém-nascido:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas

  1. Evite a ingestão de ar. O momento de amamentar o bebê, tanto no peito quanto na mamadeira, é fundamental para evitar cólicas. ...
  2. Faça mudanças na dieta. ...
  3. Execute manobras de alívio para o bebê ...
  4. Inclua o uso de chás. ...
  5. Dê os medicamentos prescritos.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Mas, o bebê com disquesia, não consegue ainda relaxar a musculatura para que a evacuação aconteça. Porém, o alivio acontece assim que ele evacua diferentemente da cólica que traz um incomodo mais longo”, afirma Dra. Patrícia Terrivel, pediatra neonatologista.

Alimentos que ajudam a regular o intestino preso
Se o bebê já tiver com quatro meses de idade, a mãe pode oferecer sucos laxativos. A nutricionista Andréia de Avelar dá a receita: laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça. Bata tudo no liquidificador e ofereça ao bebê quando ele estiver obstipado.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h.

O intervalo entre as evacuações só deve ser motivo de preocupação se houver desconforto e dor ou se passar de quatro dias. Um bebê que não faz cocô há quatro dias, mas está animado,dormindo e mamando, pode estar saudável. Se a criança estiver incomodada, vai chorar e demonstrar irritação.

Alerta! Caso o cocô do seu bebê esteja branco ou vermelho, avise o pediatra! Fezes brancas, tanto em bebês quanto em adultos são um sinal de alerta pois podem significar que há algo de errado no fígado que está alterando o processo da digestão.