Como saber se o bebê é grande ou pequeno?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Se o valor medido for alto em comparação ao número de semanas, é possível que o feto seja maior que o esperado. Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG).

A barriga pode ser considerada grande quando a altura do fundo a medir mais de 2 centímetros em relação ao esperado para o estágio da gravidez. Vários fatores podem levar a barriga ficar grande.

O peso tido como normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos, enquanto o comprimento varia entre 46 e 54cm. Portanto, quando a mamãe já sabe, através do pré-natal, que o bebê nascerá grande ou pesado, ela pode ignorar o tamanho RN.

Diversos estudos demonstram que não há benefícios em se realizar indução ou cesariana eletiva quando o concepto de uma gestante normal pesa entre 4500g e 5000g, aguardando-se a evolução do trabalho de parto.

Bebês macrossômicos
Normalmente, eles nascem com peso entre 2,5 kg e 4 kg. “Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.”

As causas do Bebê PIG
Há casos em que o bebê é pequeno simplesmente por ter pais pequenos; porém, outros fatores também podem estar relacionados: A placenta não teve um funcionamento normal; A mãe apresentou problemas de saúde (hipertensão, doença renal ou diabetes crônica na gestação);

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

O consumo de alimentos com vitamina B6 é importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e para a prevenção da depressão pós-parto. O magnésio também deve estar presente nessa fase, pois favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Então em cada exame de ultrassom que você faz, depois de 14 semanas, o médico irá fazer a medida do comprimento do fêmur. Aliás se você quiser saber se o fêmur está com tamanho adequado você pode consultar a tabela do tamanho do fêmur.

E o tamanho da barriga não tem muita relação com o tamanho do bebê, já que exitem vários fatores que influenciam no tamanho da circunferência abdominal da gestante.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

O seu bebê na 38ª semana de gravidez
O seu bebê mede uns 50 cm e pesa perto de 3 quilos e, ainda que continue aumentando de peso, não seguirá crescendo de tamanho. O intestino do seu bebê formou uma substância verde escura, chamada mecônio, que será eliminado com as primeiras fezes, logo depois de nascer.

Logo nos primeiros dias após o nascimento, o bebê perde água e desincha, perdendo 10% do peso com que nasceu.

O seu bebê na 39ª semana de gestação
O nascimento pode acontecer em qualquer momento e o seu bebê aumentou um pouco mais de peso, mas você, provavelmente, muito pouco ou nada. Mede entre 49 e 51 cm e pesa perto de 3.400 gramas.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Bebês com mais de 50 cm e acima de 3,5 kg são considerados atípicos. Normalmente, nascem pesando entre 2,8kg e 3,5kg. Apesar de ter sido acompanhada durante a gestação, o tamanho de Manuela pegou todos de surpresa.

No início do sétimo mês, o bebê apresenta por volta de 900 gramas e 35,5 a 43 cm de comprimento. Esses números mudam rapidinho para 1,3 a 1,8 quilos e 45 centímetros no início do oitavo mês. Já no nono mês de gestação, o bebê alcança até 3,5 quilos e 55 centímetros de comprimento.