Como saber se o barranco é perigoso?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

No caso das rachaduras nas paredes, é possível observar se estão progredindo. Uma dica simples pra observar se estão aumentando é colocar, em cima da rachadura, uma fita crepe ou um pouco de massa corrida. Caso haja movimentação, a fita ou a massa irá se deslocar ou se romper. Outro indicativo são portas e janelas.

Veja abaixo os sinais que devem ser observados:

  1. Trinca nas paredes.
  2. Água empoçando no quintal.
  3. Portas e janelas emperrando.
  4. Rachaduras no solo.
  5. Água minando da base do barranco.
  6. Inclinação de poste ou árvores.
  7. Muros e paredes estufados.
  8. Estalos.

Quando, na subida do morro, aparece uma pequena lombada, é sinal de que a terra está cedendo, ou seja: o solo já começou a se deslocar.

Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz.

Quais as técnicas de contenção de encostas?

  1. Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. ...
  2. Solo grampeado. ...
  3. Cortinas atirantadas. ...
  4. Estaca prancha ou estacas justapostas.

Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança .

Falhas na execução da obra
Falhas de concretagem; Traço de concreto incorreto; Cura do concreto malfeita; Resistência dos materiais em desacordo com o projeto estrutural.

Trincas. As trincas não chegam a abrir frestas, porém podem afetar a estrutura da alvenaria, como pilares, vigas e lajes! Nesses casos, é preciso averiguar, pois o nível de gravidade pode ser considerado urgente! Nos casos em que as trincas estiverem apenas nas paredes, você deve observar se estão ou não aumentando.

Através do uso de penetrômetro, é possível obter-se a profundidade da camada compactada e, a partir daí, optar pelo implemento mais adequado de descompactação. A resistência à penetração de um solo sob mata natural tende a ser pequena, se comparada àquela do mesmo solo, após cultivo intensivo.

RECALQUE DE FUNDAÇÃO
Nesse caso, a estrutura não sofre dano, mas podem ocasionar problemas nas tubulações de água e esgoto, acesso de veículos, entre outros. Já o recalque diferencial ocorre quando existe uma diferença de nível entre partes da estrutura, causando rachaduras e até mesmo a ruína da edificação.

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais

  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Para esses casso deve-se usar plantas de raízes longas que ajudam na fixação do solo. Uma das plantas mais utilizadas é a Arachis Pintoi, conhecido com amendoim forrageiro.

A Brachiaria Humidicola, a Brachiaria Decumbens, a Grama Bermuda e o Capim “Vaquero” são algumas das opções de “grama para segurar barranco”.

Problemas com erosões em taludes e barrancos? Confira opções de plantas conhecidas por serem de bastante ajuda nesses casos. O Bambu Aurea e a Grama Amendoim são bons exemplos, possuem raízes alastrantes que se entrelaçam e por isso ajudam a segurar a terra.

Nas encostas, deverão ser observados cuidados adicionais: além da limpeza, a superfície da encosta deverá ser escarificada formando sulcos horizontais paralelos às curvas de nível, e em caso de declividades altas deve ser cortada em degraus escalonados, antes da aplicação dos aterros.

Sua espessura é de 1 a 3 mm e a abertura é mais profunda e acentuada. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

Sim, é verdade e é super normal.
Isso acontece para dar elasticidade ao conjunto e prevenir o risco de ruptura, ou seja, não há risco de queda. Todas as edificações, independentemente de suas alturas, são projetadas para se movimentar caso haja necessidade, mas a sensação é imperceptível.

Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco; Nunca ignore uma ordem de evacuação; Fique alerta e acordado.