Como saber se o bairro é residencial?

Perguntado por: dgarcia6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Geralmente, o bairro residencial tem menos estabelecimentos comerciais concentrados nas vias principais ou em pequenos centros. A circulação de pessoas e veículos também costuma ser menor. Menos fluxo nas ruas significa mais tranquilidade e silêncio.

Os bairros residenciais podem se diferenciar entre si por serem mais populosos ou por contarem com um pequeno número de moradores, bem como por ser mais ou menos arborizados, por exemplo, entre outras características.

Afinal, é muito simples fazer essa consulta, basta verificar o cadastro do imóvel na prefeitura da sua cidade. Nele, vai constar se o local é residencial, comercial ou se abrange os dois tipos de funcionamento.

Denomina-se bairro residencial todo aquele que possui a maioria de suas construções voltadas para moradia. Nessa região é onde estão localizados muitos apartamentos novos, que prezam pelo conforto e lazer de seus moradores.

OS BAIRROS PODEM SER CLASSIFICADOS EM: • RESIDENCIAIS: A MAIOR PARTE DAS CASAS SÃO RESIDENCIAIS. COMERCIAIS: SÃO ONDE EXISTEM MUITOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. (ONDE COMPRAM E VENDEM MERCADORIAS). INDUSTRIAIS: ONDE HÁ MUITAS FÁBRICAS.

Enquanto um bairro residencial tende a ser pacato, tranquilo, silencioso, composto por ruas largas e muitas casas, os bairros comerciais garantem praticidade. Ou seja, resolver questões do dia a dia torna-se mais fácil e rápido com a proximidade do comércio.

Residencial imóvel destinado a moradia e comercial imóvel destinado a comércio.

O bairro residencial é aquele que tem mais moradias. Assim, por conter mais famílias e um menor fluxo de pessoas e veículos, sofrem menos com barulho e movimentação. Ainda, muitos costumam ser conhecidos por sua ótima arborização, já que pode haver mais árvores, praças e parques.

O sentido de “bairro” pode ser observado de maneira simples quando pensamos em endereçamentos postais. É comum que coloquemos nas correspondências o nome da cidade, o nome do bairro, o CEP e o nome da rua. O bairro aparece assim como uma região específica no espaço da cidade.

Edificações contínuas, calçadas, rede de iluminação e serviços públicos de saúde e educação são algumas características da zona urbana. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).

Como já falei acima, a cidade só existe a partir da combinação de diversos bairros, espalhados por toda a área territorial. Normalmente, os bairros de uma cidade podem ser classificados como sendo residenciais, comerciais, industriais, mistos e rurais.

§ 9º Considera-se imóvel residencial a unidade construída em zona urbana ou rural para fins residenciais, segundo as normas disciplinadoras das edificações da localidade em que se situar.

Basta procurar o do seu município e solicitar uma certidão. Caso tenha algo em seu nome, o documento trará a descrição do imóvel e o número do registro no cartório de imóveis da região. Se a certidão for negativa, isso significa que nada consta em seu nome ou não foi possível localizar.

Os diferentes tipos de imóveis também têm influência direta na alíquota definida pela prefeitura, já que a percentagem da propriedade comercial é maior. No entanto, a alíquota não define que o valor do IPTU comercial é maior que o residencial.