Como saber se o baço está inchado?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quem sofre com o baço aumentado (o maior problema relacionado ao órgão, que pode levar a outras complicações, como lesões), apresenta alguns sintomas, como: Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo.

As principais doenças que podem causar o aumento do baço são: Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc) Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune) Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)

Palpação do baço
Para palpá-lo, o examinador posiciona-se à direita do paciente e com a mão direita em garra tenta sentir o polo esplênico inferior durante a inspiração profunda próximo ao rebordo costal esquerdo. Causas de esplenomegalia: hipertensão portal, infecção, anemia hemolítica, linfomas, esquistossomose.

Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.

Para limpar e expelir as toxinas do corpo, este órgão precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente.

Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático.

O tratamento para esplenomegalia depende do que causou o aumento do baço. Por exemplo, quando a causa é uma infecção, são utilizados medicamentos para tratá-los, como antibióticos, antiparasitários e antivirais. Em casos mais graves, o baço pode ser retirado, em um procedimento cirúrgico chamado esplenectomia.

Geralmente, as alterações que causam dor no baço e o aumento do mesmo, são provocadas por alguma doença hematológica ou hepática, entre outras. Um exemplo é uma doença chamada mononucleose, que faz com que o órgão tenha que produzir um número maior de linfócitos para combater a infecção, causando aumento e inflamação.

As pessoas podem viver sem o baço (um quadro clínico chamado asplenia). A ausência do baço no nascimento é um distúrbio raro. Os bebês com esse distúrbio muitas vezes também têm um defeito no coração. Alguns são graves, mas muitos não são.

As dores no baço representam, em geral, algum tipo de lesão produzida no órgão ou quando este aumenta de tamanho. Essa dor pode ser percebida quando o indivíduo tosse ou quando apalpa-se a região. Simultaneamente à dor, um sinal de alerta também é a alteração presente em exames como o hemograma.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Sintomas de lesão do baço
Por vezes, a pessoa sente dor no ombro esquerdo. Os músculos abdominais contraem-se de forma reflexa e ficam rígidos. Se existir um vazamento suficiente de sangue, a pressão arterial baixa e a pessoa sente tonturas, confusão, sua visão fica desfocada e perde a consciência (desmaia).

Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Outros usos tradicionais para o chá de salsa é: tratamento de doenças da próstata, doenças do fígado e do baço, no tratamento da anemia, da artrite, e do câncer, além do uso como um expectorante, antimicrobiais, afrodisíaco, hipotensivo, laxativo, e como uma loção para o couro cabeludo para estimular o crescimento do ...

Funções do baço
Filtrar microrganismos e partículas estranhas do sangue, como vírus e bactérias. Ele atua como uma "esponja" na filtragem do sangue. Produzir linfócitos e plasmócitos que sintetizam anticorpos. Realizar reserva de sangue, para o caso de hemorragia intensa.

Os órgãos que ficam do lado esquerdo do abdômen são pâncreas, baço, estômago, parte dos intestinos e o rim esquerdo6.

É uma dor de forte intensidade, contínua e persistente, que dura horas ou dias, localizada na parte alta do abdômen e que se irradia para a região dorsal, na altura do epigástrio. Geralmente, ela se espalha como se fosse um cinto para os dois hipocôndrios, isto é, para o lado direito e para o lado esquerdo.