Como saber se o azeite de oliva é verdadeiro?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Azeites adulterados costumam ter um vidro mais claro ou transparente. Já um azeite de oliva considerado bom possui o vidro mais escuro, pois isso evita que o óleo se oxide em contato com a luz. É o mesmo processo que ocorre com vinhos tintos, por exemplo.

Para realizar o teste, basta colocar um pouco de azeite dentro de um recipiente de vidro, e mantê-lo dentro do refrigerador por um prazo de 48 horas. Ao abrir a geladeira, verifique se o azeite está turvo ou endureceu. Qualquer óleo que não engrossar na geladeira, não é puro.

O azeite de oliva pode ter uma gama de cores que varia entre o dourado até o verde escuro. A cor dependerá de vários fatores, principalmente da variedade da azeitona, a época da colheita, o processo de produção, se o azeite é filtrado ou não, e do seu armazenamento.

O azeite de oliva da Estância das Oliveiras foi o premiado da vez. Este ano, além do Milonga, o azeite Sabiá Arbequina de São Paulo, saiu como melhor azeite de oliva da América do Sul. “É a safra de 2022 do @azeitesabia fazendo bonito”, escreveu o Instagram da marca.

O azeite é considerado prensado a frio quando sua temperatura durante o processo de extração nunca sobe acima de 27ºC. As temperaturas são mantidas baixas para preservar o aroma e sabor natural das azeitonas, e manter o valor nutricional do produto acabado.

As marcas de azeite de oliva que tiveram a comercialização suspensa por ordem do Mapa são as seguintes: Alcazar, Alentejano, Anna, Barcelona, Barcelona Vitrais, Castelo dos Mouros, Coroa Real, Da Oliva, Del Toro, Do Chefe, Épico, Fazenda Herdade, Figueira da Foz, llha da Madeira, Monsanto, Monte Ruivo, Porto Galo, ...

Ou seja, o melhor tipo de azeite é o extravirgem, que é o primeiro óleo extraído no processamento da oliva (azeitona). Ele é o mais puro e por isso tem acidez sempre menor que 0,8%, o que possibilita sabores mais intensos e inúmeros benefícios para a saúde.

O de embalagem vermelha (Azeite de Oliva), por exemplo, mais suave, é ideal para cozinhar.

Quanto mais verde a azeitona, mais amargo e picante é o azeite. Quanto mais madura, mais suave e frutado o azeite. Sentir o sabor amargo no azeite é um bom sinal. Quanto maior o grau de presença do amargor, maior a longevidade do azeite.

Temperatura ambiente é ideal
Se o calor gera prejuízos para qualidade do azeite, o resfriamento também não é uma opção. Portanto, evite guardá-lo na geladeira. A umidade favorece o processo de oxidação, além de possibilitar que o azeite fique mais espesso, turvo e com sabor alterado.

Ao contrário do que se pensa, não se deve guardar na geladeira. Azeites se contaminam com o cheiro dos demais alimentos. 2 - Tente armazenar numa temperatura de aproximadamente 20ºC. A baixa temperatura pode talhar alterando os componentes do azeite, mudando seu gosto, consistência e o aspecto.

São eles:

  • Olivas do Sul,
  • Carrefour,
  • Cardeal,
  • Cocinero,
  • Andorinha,
  • La Violetera,
  • Vila Flor e.
  • Qualitá.

A cor escura da embalagem do azeite também auxilia na proteção do produto em relação às temperaturas mais altas, funcionando como isolante térmico.

O azeite de oliva tipo único Gallo é perfeito para refogar e preparar os alimentos, pois mantém suas propriedades naturais mesmo em altas temperaturas. Por isso, ele pode ser utilizado para substituir vários tipos de gorduras, como o óleo de soja e a manteiga.

BRASIL NA EVO IOOC ITALY 2022
A Milonga não foi a única produtora brasileira a brilhar nesta edição do prêmio. O azeite Sabiá Arbequina, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP), levou como melhor da América do Sul e o rótulo paulista Orfeu Picual levou como o melhor do Brasil.

Parus

O azeite mais bem avaliado no teste foi o Parus, de origem portuguesa, que obteve 97% na avaliação, considerando todos os quesitos (rotulagem, acidez, conservação, fraude e qualidade). O produto é vendido em média a R$ 17,90, valor próximo aos demais.

Após abrir a geladeira, o verdadeiro azeite extravirgem deverá apresentar–se espesso. Isso acontece, porque o ponto de fusão (transformação de líquido para sólido) do azeite acontece na temperatura de 13-14° C, ou seja, com o abaixamento da temperatura o azeite deverá solidificar, e apresentar-se na forma pastosa.

Resumindo: quanto mais baixo, melhor. 5º Olhar o código de barras: Alguns exemplos práticos: Se começar com 520 (produzido e envasado na Grécia), 811 ou 812 (produzido e envasado na Espanha), 779 (produzido e envasado na Argentina), 780 (produzido e envasado no Chile), e 789 (produzido na origem e envasado no Brasil).