Como saber se o azeite de oliva é falso?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O QUE VOCÊ DEVE SENTIR: Assim como nos vinhos, os azeites são reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo.

O azeite de oliva pode ter uma gama de cores que varia entre o dourado até o verde escuro. A cor dependerá de vários fatores, principalmente da variedade da azeitona, a época da colheita, o processo de produção, se o azeite é filtrado ou não, e do seu armazenamento.

As marcas de azeite de oliva que tiveram a comercialização suspensa por ordem do Mapa são as seguintes: Alcazar, Alentejano, Anna, Barcelona, Barcelona Vitrais, Castelo dos Mouros, Coroa Real, Da Oliva, Del Toro, Do Chefe, Épico, Fazenda Herdade, Figueira da Foz, llha da Madeira, Monsanto, Monte Ruivo, Porto Galo, ...

azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é o que tem a acidez mais baixa (até 0,8°), mantendo ao máximo a pureza e os nutrientes do produto.

Após abrir a geladeira, o verdadeiro azeite extravirgem deverá apresentar–se espesso. Isso acontece, porque o ponto de fusão (transformação de líquido para sólido) do azeite acontece na temperatura de 13-14° C, ou seja, com o abaixamento da temperatura o azeite deverá solidificar, e apresentar-se na forma pastosa.

O melhor tipo de azeite de oliva é o extravirgem, primeiro óleo extraído desse processo. O azeite 100% puro tem acidez menor do que 0,8%, por isso, tem sabores mais intensos e inúmeros benefícios para a saúde.

São eles:

  • Olivas do Sul,
  • Carrefour,
  • Cardeal,
  • Cocinero,
  • Andorinha,
  • La Violetera,
  • Vila Flor e.
  • Qualitá.

Atenção à embalagem. Azeites adulterados costumam ter um vidro mais claro ou transparente. Já um azeite de oliva considerado bom possui o vidro mais escuro, pois isso evita que o óleo se oxide em contato com a luz. É o mesmo processo que ocorre com vinhos tintos, por exemplo.

Tampas vermelhas servem para altas temperaturas, como frituras, enquanto as outras cores, como verde, amarelo e branca, são azeites mais delicados, podendo ser usados para temperos e saladas”, diz Elias no vídeo. A especialista também sugere que as pessoas fiquem de olho nas fórmulas.

O de embalagem vermelha (Azeite de Oliva), por exemplo, mais suave, é ideal para cozinhar. Para o dia a dia, indica os de rótulo verde (Extra Virgem Clássico), o azul (Seleção) e o Orgânico. E para finalização ou pratos especiais, os azeites Extra Virgem Vintage e a Linha Criações.

O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award. Publicado em 30 de maio de 2023 às, 10h08.

Confira os oito produtores de azeite mais premiados no EVOO World Ranking 2022:

  1. 1 – Prosperato. ...
  2. 2 – Azeite Batalha Agroindustrial. ...
  3. 3 – Fazenda Sabiá da Vigia. ...
  4. 4 – Lagar H Agroindústria. ...
  5. 5 – Azeite Monasto – Fazenda Santa Helena. ...
  6. 6 – Estância das Oliveiras Agroindustrial. ...
  7. 7 – Fazenda Sertãozinho. ...
  8. 8 – Verde Louro Azeites.

Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles: Olivas do Sul, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor, Qualitá. Os outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens.

O azeite brasileiro Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP) e em Encruzilhada do Sul (RS), foi selecionado, pelo segundo ano consecutivo, como um dos dez melhores do mundo pelo concurso espanhol Evooleum. Assim como na edição de 2022 do prêmio, o rótulo é o único brasileiro entre os dez mais bem colocados.

Parus

O azeite mais bem avaliado no teste foi o Parus, de origem portuguesa, que obteve 97% na avaliação, considerando todos os quesitos (rotulagem, acidez, conservação, fraude e qualidade). O produto é vendido em média a R$ 17,90, valor próximo aos demais.

Quando não for possível, escolha o virgem. Escolher o azeite com acidez até 0,8%: quanto menor a acidez, mais puro e melhor a qualidade do azeite. Escolher o azeite puro, sem misturas com outros azeites ou óleos: essa informação pode ser encontrada nos ingredientes presentes rótulo.