Como saber se o artigo científico é bom?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.

Como funciona a classificação?

  1. A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional;
  2. B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional;
  3. B3, B4, e B5: considera os periódicos de média relevância;
  4. C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Os métodos e técnicas de abordagem devem ser descritos de forma concisa; convém, entretanto, identificar novas técnicas, o princípio metodológico fundamental e a ordem das operações.

A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".

Existem artigos que são de 10 páginas, esses, é possível acabar em menos de 1 dia. Porém, existem outros que possuem 60 páginas e são bem mais demorados.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo. O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.

Portanto, artigos originais e artigos de revisão são considerados artigos científicos. Contudo, o estilo de uma revisão é menos padronizado, enquanto um artigo cientifíco original é bastante formulado, com a maioria das publicações seguindo o padrão sequencial convencional de Introdução-Métodos-Resultados-Discussão.

O Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos.

DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO
Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:

  • revisão bibliográfica.
  • estudo de caso.
  • revisão bibliométrica.
  • pesquisa ação.
  • survey.

Primeira ou terceira pessoa: o que as revistas dizem
Em geral, é aceitável usar o ponto de vista da primeira pessoa em resumos, introduções, discussões e conclusões, em algumas revistas. Mesmo assim, evite usar “eu” nessas seções.

A linguagem científica deve ser: a) impessoal, ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão); b) objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados obtidos, ...

Para formular um texto científico é necessário conciliar objetividade, clareza, elegância, sedução, vigor e dinamismo. É imprescindível o emprego da terceira pessoa no texto (impessoalidade). A primeira pessoa NÃO poderá ser utilizada.

O artigo científico deve ser escrito entre 5 e 13 páginas, completas, entre o resumo e a conclusão e com as páginas numeradas a partir da página do resumo. O texto deve ser dividido em: Resumo, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, com essas palavras citadas literalmente, sem numeração.

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

1.1.1.A introdução
Escreva quatro componentes, provavelmente (mas não necessariamente) em quatro parágrafos: contexto, necessidade, tarefa e objeto do documento. Primeiro, forneça um contexto para orientar os leitores menos familiarizados com o assunto e para estabelecer a importância do seu trabalho.