Como saber se o aparelho é homologado pela Anatel?

Perguntado por: iportela . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Acesse o site da Anatel e vá na parte de "Consulta de Produtos". Se tiver o número de homologação do aparelho, é só clicar em "Número de homologação" e digitar para verificar se passou nos testes da agência.

Como verificar o selo da Anatel? Uma das formas de verificar a validade do selo é por meio da plataforma Mosaico, lançada pelo órgão regulador em 2016. No espaço indicado, informe a sequência de números e códigos que aparece no selo do aparelho, normalmente localizada na parte traseira — conforme indicamos logo acima.

Os dispositivos homologados pela Anatel recebem um selo completo contendo número da homologação, o código de barras e a logomarca da Anatel. Dependendo do tamanho do aparelho, isso pode mudar um pouco, mas é fácil reconhecer homologados.

Uma forma de descobrir se um Android é original, por exemplo, é checar o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A agência é responsável por testar todos os aparelhos vendidos em solo nacional. Uma vez aprovados, eles são homologados e têm seu IMEI cadastrado no sistema.

A Anatel vai bloquear aparelhos não homologados, o que não é o caso do Chromecast. Um Chromecast espelha o sinal do celular na TV. Caso o sinal espelhado seja legal, não há problemas. Mas se o usuário espelhar um sinal vindo de um servidor pirata, isso será afetado.

Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela.

Pelo número do IMEI é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que pretende comprar. 3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Todo celular pirata não é homologado e está passível de bloqueio, mas nem todo celular não homologado é pirata. Celulares não homologados são aqueles que não passaram pelos testes de conformidade da Anatel e, com isso, não tem o selo da agência.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Nos documentos de homologação da Anatel, está a capacidade de bateria dos iPhones Pro. O 14 Pro tem bateria com 3.200 mAh, enquanto o modelo Pro Max possui 4.323 mAh — confirmando as especulações divulgadas antes do lançamento. As homologações dos iPhones "não Pro" deve ser publicada em breve.

Para obter essa homologação, produtos devem ser submetidos a testes, realizados por um laboratório acreditado pelo Inmetro. Caso o fabricante não apresentar a certificação ISO 9001, a Anatel apresenta procedimentos para avaliar o processo de fabricação, que inclui visitas às linhas de montagem.

A certificação ANATEL é necessária para a comercialização de produtos de Telecomunicações no Brasil. Telecomunicação é a transmissão, envio ou recepção de informação através de um processo eletromagnético por fio ou sem fio.

Segundo a Anatel, um produto para telecomunicações não homologado significa que não passou por todo um processo de avaliação da conformidade, que atesta os requisitos mínimos de qualidade e segurança impostos pela Agência.

Para isso, basta digitar *#06# no aplicativo de ligação do telefone. Caso as informações não apareçam de forma imediata, clique no botão ligar. Com este número em mãos, é preciso ir até o portal da Anatel, disponível por meio deste link.

Se o número IMEI mostrar informações sobre um modelo diferente, o seu aparelho é falso. Dica: Para encontrar o IMEI digite: #06# no teclado ou procure pelo número embaixo da bateria. Rode o AnTuTu Benchmark ou outro app similar.

Se ocorrer a falha não registrado na rede, você precisará restaurar o celular para as configurações de fábrica. Caso tenha feito root no aparelho, precisará remover o root para recuperar o IMEI. Se não funcionar, assim como na situação da rom customizada, é necessário reinstalar o Android original.

Caso a pessoa venda como novo e diz ter se arrependido da compra, você pode solicitar a nota fiscal e olhar a data, ou então ver se o aparelho conta com as películas protetoras que vêm de fábrica e se a caixa conta com todos os itens lacrados.

Em resposta ao Tecnoblog, a Anatel afirma que somente quem solicitou o bloqueio do IMEI de um aparelho pode solicitar o desbloqueio. A agência esclarece que o processo de desbloqueio deve ser feito diretamente com a operadora de celular ou a entidade que realizou o bloqueio do IMEI — como uma unidade de polícia civil.