Como saber se o antivírus é bom?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Veja, a seguir, algumas dicas de como escolher o antivírus ideal.

  1. 1 – Marca conhecida. Procure as desenvolvedoras que são referências no mercado. ...
  2. 2 – Laboratório nacional. ...
  3. 3 – Facilidade de uso. ...
  4. 4 – Carga sobre o sistema. ...
  5. 5 – Detecção e remoção de malware. ...
  6. 6 – Alto desempenho. ...
  7. 7 – Sem pirataria.

Ranking dos melhores antivírus gratuitos de 2023:
Kaspersky Security Cloud Free [Download Kaspersky] Panda Free Antivírus [Download Panda] Avira Segurança Gratuita [Download Avira] Avast Free Antivírus/AVG Antivírus Free[Download Avast – Download AVG]

Avast é o melhor antivírus gratuito no Teste de Desempenho da AV-Comparatives. Teste internacional mostra como o Avast tem o menor impacto possível sobre o desempenho de um computador comparado com todos os outros antivírus gratuitos.

Muitas pessoas acreditam não ser necessário ter um antivírus no celular da mesma forma que seria em seu computador. Porém, na maioria dos casos, isso não é verdade. O sistema Android tem mais proteção e esconde mais dados que outros sistemas, mas ainda tem várias limitações.

O melhor a se fazer quando há vírus no celular, é baixar um antivírus específico para smartphones e fazer uma varredura. Também é possível conectar o aparelho no computador e pedir que o antivírus dele faça uma varredura no celular.

Windows Defender

Outro programa que pode deixar o seu computador lento é o Windows Defender, antivírus padrão do Windows. Por mais que ele seja eficaz, é o mais lento para fazer a verificação de vírus e atrapalha a performance do seu computador.

Alguns anti-vírus podem causar lentidão no sistema operacional mesmo pois eles vem com todos os módulos ativos. Caso seja um anti-vírus gratuito, recomendamos remove-lo e manter o Windows Defender da Microsoft que está atualizado e trabalhando bem.

O melhor do teste de proteção foi o Kaspersky, com 100% de eficiência e nenhum falso-positivo, que ocorre quando o antivírus detecta um arquivo legítimo como uma ameaça. Entre os que foram bem no teste anterior de desempenho temos apenas o BitDefender com 100% de proteção e um falso-positivo.

Consumo de recursos
Aqui, o Norton se destaca por ser o mais pesado, exigindo sempre mais do PC para atuar. Avast e AVG são equivalentes, ainda que o consumo de recurso do AVG seja um pouquinho mais leve.

Novamente, tratando especificamente do quesito segurança, e considerando o usuário final, a resposta é que, na esmagadora maioria dos casos, o antivírus do Windows já mantém seu computador protegido, e você não precisa pagar por nenhuma solução de terceiros.

De acordo com a análise feita na edição 2020/21 da Pesquisa, a McAfee detém 29% da base instalada de antivírus no Brasil, seguido pela Symantec (28%), Microsoft (12%), Kaspersky (10%) e Trend Micro (8%). A McAfee é uma das maiores empresas do mundo e um gigante quando o assunto é segurança da informação.

O ideal, além de um bom antivírus, é que você tenha também um bom firewall e um bom antispyware, para começo de conversa. Para isso, existem excelentes programas gratuitos e pagos na rede. O firewall é o programa que funciona como uma barreira entre a entrada do seu PC e a Internet.

Microsoft Defender Antivírus

O Microsoft Defender Antivírus está integrado ao Windows, e funciona com o Microsoft Defender para Ponto de Extremidade para fornecer proteção ao seu dispositivo e na nuvem.

O avast oferece flexibilidade, recursos extras e vários planos de preços para obter as funções mais úteis. A McAfee é ideal se você quiser proteger vários dispositivos, especialmente se você tiver filhos jovens que você deseja manter em segurança on-line.

Documentos vazados mostraram que produto da empresa era usado como fonte de dados de navegação. Informações eram vendidas por milhões de dólares. A fabricante de antivírus Avast anunciou o fechamento da Jumpshot, uma subsidiária que atuava no mercado de dados de navegação para fins de marketing e tendências.

“Na prática, não é indicado utilizar dois antivírus na mesma máquina. Além do que, por trabalharem directamente com o sistema operativo, muitas vezes é impossível instalar dois programas deste tipo”, diz Mariano Sumrell, director de marketing da AVG Brasil.

Assegure-se de que os seus programas estejam atualizados.
As últimas versões dos programas contém correções que fazem com que sejam executados da melhor maneira possível. O Avast interrompeu as atualizações das versões mais antigas do seu antivírus.

Em um aparelho Android, você pode baixar o programa pela Google Play Store, como qualquer outro aplicativo. Recomendamos fazer o download da versão gratuita, já que as versões pagas são mais indicadas para empresas. Alguns exemplos de bons antivírus para celular Android são: Avast, Lookout e AVG.

Malwares podem atingir celulares Android e iPhone (iOS) de diversas maneiras e prejudicar o uso do smartphone; entenda o que são esses vírus e como evitá-los. Golpes e ataques hackers com malwares são alguns dos principais perigos que circulam em redes sociais e é preciso estar atento para que não atinjam seu celular.

As maneiras mais comuns de malware entrar no seu dispositivo iPhone ou Android são as seguintes: Baixar aplicativos para seu telefone. Baixar anexos de mensagens de um e-mail ou SMS. Baixar o conteúdo para seu telefone da Internet.