Como saber se o anticoncepcional não está mais fazendo efeito?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Confira alguns sinais de que seu anticoncepcional não está mais sendo benéfico para seu corpo:

  1. Sangramento de escape. ...
  2. Problemas dermatológicos. ...
  3. Náuseas, dor de cabeça e vômito. ...
  4. Diminuição do Libido. ...
  5. Aumento de peso. ...
  6. Inchaço, vermelhidão e dores.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

Entre os sinais e sintomas do início da gestação estão a menstruação atrasada, os enjoos frequentes, principalmente pela manhã, os seios doloridos e a sonolência excessiva. Sintomas mais comuns do início da gestação. Para pacientes que continuaram usando pílula no início da gestação, os sintomas não mudam.

Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.

Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, se você usou anticoncepcionais orais por mais de quatro anos, não precisa se preocupar. Você tem mais chances de engravidar dentro do período de um ano do que mulheres que tomaram anticoncepcionais por um período de dois anos.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

Tomar pílula anticoncepcional por muito tempo não causa infertilidade, nem tem relação com a dificuldade que algumas mulheres enfrentam para engravidar. Pelo contrário, o contraceptivo pode até mesmo preservá-la.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra? Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Como já foi falado, nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando certinho podem ocorrer falhas, ainda que as chances sejam mínimas. Com uso perfeito, a taxa de falha dos anticoncepcionais é de apenas 0,3%.

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

A falta de regularidade se revela o principal motivo de falha da pílula contraceptiva. Ela foi projetada para que seja administrada corretamente, o que significa tomar sempre no mesmo horário. Outro possível motivo inclui o uso de outros medicamentos ao mesmo tempo.

Não existe efeito cumulativo com o passar dos anos ou meses. Da mesma forma que, quando a mulher para de usar a pílula, ela volta a ovular e menstruar no mês subsequente, não impactando na taxa de fertilidade”, explica Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional? As pílulas anticoncepcionais são eficazes, mas não infalíveis. Se você as usa correntemente, elas têm 99% de acerto. Por outro lado, se você se esquece com frequência de ingerir os comprimidos, sua chance de engravidar sobe para 9%.

Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal. Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses.

A boa resposta é NÃO! Não há relação entre o tempo do uso do anticoncepcional e a dificuldade para engravidar.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

O corrimento marrom pode ser indicativo de gravidez, mas as mulheres devem ficar atentas às particularidades desse sinal e não o confundir com outros tipos de secreção vaginal. Quando ocorre fora do período menstrual, o corrimento marrom pode ser um sinal de gravidez.

O momento da fecundação do óvulo não dói. Sintomas dolorosos, como cólicas abdominais e dores leves de cabeça, estão relacionados às alterações fisiológicas do organismo em decorrência da fecundação, mas surgem alguns dias depois e, principalmente, no período de fixação do embrião na parede uterina.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.