Como saber se o antiaderente é bom?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon. Se tiver “PTFE free”, ou livre de PTFE, significa que é outro material. É esse o caso das panelas antiaderentes de Starflon.

E o revestimento de Starflon? Já o revestimento de Starflon tem vários subníveis, de acordo com a sua resistência. É, portanto, muito usado na fabricação de panelas, sendo livre de Ácido Perfluorooctanóico (PFOA), que é o produto usado para colar o Teflon e que também pode ser tóxico.

Por isso, a panela que não gruda e a frigideira antiaderente podem parecer alternativas atraentes. Mas e quanto à segurança? As panelas de Teflon são o tipo mais popular de utensílio antiaderente.

A próxima melhor escolha para o desempenho é o alumínio, mas, já que o metal pode fazer a comida grudar, é quase sempre revestido com um acabamento antiaderente, ou feito com alumínio anodizado. O aço inoxidável é um mau condutor de calor, mas muito durável e atraente.

O revestimento antiaderente duraflon evita que os alimentos grudem, tornando a experiência culinária ainda mais agradável. Com a Air Fryer AFN-80, você terá um aliado eficiente e versátil na cozinha. Prepare suas refeições de forma saudável, com menos óleo, mas mantendo o sabor e a textura que você adora.

Nesse quesito, a disputa é bem apertada. No entanto, a cerâmica leva a melhor, conseguindo um resultado impressionante mesmo sem o uso de uma gota de óleo. Claro, existem panelas de diferentes qualidades, o que impacta diretamente sua potência antiaderente.

A cura é um processo super importante para manter o antiaderente da panela sempre perfeito.

O que fazer quando comprar panela antiaderente? Curar a panela antiaderente antes do primeiro uso é essencial para prolongar a vida útil!

Na onda verde, há panelas antiaderentes que não contêm PTFE e PFOA. Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde.

As panelas RedSilver
Em geral, são as opções mais baratas e, por isso, as mais comercializadas. Já as panelas cerâmicas ou com revestimento cerâmico podem ser usadas sem riscos para a saúde.

Quando aquecido a altas temperaturas, o teflon pode liberar gases tóxicos e compostos perfluorados, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que apresentam riscos para saúde humana. O PFOA é um produto químico altamente persistente, o que significa que permanece no meio ambiente e no corpo humano por longos períodos.

A Starflon T1 (ou Max) é até 3 x mais durável, já a Excellent é 5 x mais durável. E a Starflon Premium possui durabilidade de até 10 x mais. Para facilitar a limpeza, confira se possui antiaderente na parte externa também!

Panela de cerâmica
A panela de cerâmica é inorgânica, ou seja, não libera nenhuma substância tóxica para o organismo, e não contêm ácido perfluorooctanóico (PFOA) ou perfluoroalquil (PFAS) que são substâncias presentes nas panelas de teflon ou antiaderentes, sendo portanto uma panela segura para a saúde.

Diante disso, houve uma mudança na nomenclatura do antiaderente: O Starflon T1 passou a ser chamado de Starflon Max, o qual apresenta durabilidade, resistência à abrasão e lavagem. Entre T1 e T3 desenvolvemos o Starflon Excellent, o qual o antiaderente é 5x mais durável, em comparação ao Starflon Max.

As panelas da marca alemã Zwilling destacam-se pela qualidade, design e um preço realmente atrativo. É sem dúvida alguma uma das melhores opções em custo benefício, talvez a melhor, e por isso ela é nossa ESCOLHA NÚMERO 1.