Como saber se o albendazol está fazendo efeito?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Como saber que albendazol fez efeito? Além da melhora dos sintomas que motivaram o uso (geralmente dor abdominal), pode repetir o exame de fezes para verificar se o parasita deixa de ser detectável, mas isso normalmente não é necessário.

Como o verme é eliminado pelo corpo após o uso medicamento Albendazol? O Albendazol mata e "dissolve" os vermes. Assim, não verá vermes sendo eliminados pelas fezes. Em casos em que o número de vermes no intestino é muito intenso, eventualmente isso pode ocorrer.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Geralmente não é necessário repetir a dose única de albendazol, pois os parasitas causadores da maioria das verminose são completamente eliminados. A dose única de albendazol é suficiente para erradicar os seguintes parasitas: Ascaris lumbricoides (lombriga);

Dependendo da indicação clínica, o Albendazol pode ser usado em dose única, durante 3 dias ou durante 5 dias. Para saber a dose certa indicada para você agende uma avaliação médica.

Não há um horário preferencial, nem é necessário jejum. Escolha um horário em que seja cômodo e fácil de tomar. Se na sua prescrição, o médico orienta tomar também em outros dias, procure manter o mesmo horário das tomadas.

Adultos e crianças (maiores de 2 anos)
Dose usual: 1 comprimido de albendazol 400 mg, em dose única ou 10 ml da suspensão oral em dose única. Nos casos de infestações confirmadas ou suspeita por Strongyloides stercoralis e Taenia spp, albendazol 400 mg, como dose única, deve ser administrado por três dias consecutivos.

Medicamentos que podem causar redução da eficácia do albendazol: Carbamazepina. Fenobarbital. Fenitoína.

Os efeitos adversos mais comuns do Albendazol são: dor no estômago, dor de barriga, dor de cabeça, tonteira, enjôo, vômito e diarréia.

Exclusivo Suspensão oral: Sintomas relacionados ao trato gastrintestinal superior (como dor epigástrica ou abdominal, náusea e vômito), diarreia, cefaléia e vertigens.

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

Como deve ser o tratamento para vermes intestinais. O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

Apesar de rara, a eliminação de parasitos pela urina pode ocorrer em infestações parasitárias renais.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Não tem interação do Albendazol com nenhuma comida.

A dose recomendada em bula são 400mg por tomada. Oriento, caso tenha alguma sintoma, procurar um pronto atendimento.

Albendazol nessa dose de 5 dias é eficaz no tratamento da maioria das parasitoses, inclusive giardíase. Em geral, recomenda-se repetir 1 dose única do albendazol 2 - 3 semanas após. Os parasitas saem junto com as fezes e dificilmente serão identificados.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).