Como saber se o aço inox e 316 ou 304?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A principal diferença entre o aço inoxidável 304 e 316 é a composição química, já que o 316 possui uma quantidade significativa de molibdênio, ao passo que o 304 tem apenas vestígios. O maior teor de molibdênio resulta em maior resistência à corrosão no aço 316.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Na classe de aços básicos da norma americana AISI a diferença entre 316 e 316L é somente o teor de carbono. Os limites do teor de carbono são no máximo 0,08% para 316 e máximo 0,03% para os aços 316L.

O Inox Test é uma ferramenta projetada para reconhecer e identificar as qualidades de aço inoxidável mais comuns. Pode ser instalado na parte de trás da mão, os líquidos utilizados para as análises não sobrecarregam nem danificam o produto, e o resultado é dado em apenas 10/15 segundos.

Devido ao seu teor mais alto de cromo e níquel, o aço inox 304 é geralmente mais caro que o aço inox 201. Além disso, o processo de produção do aço inox 304 é mais complexo, o que também pode aumentar o custo.

Determine se o de aço observando a sua cor. O aço curto e longo geralmente tem uma cor acastanhada escura, enquanto o aço inoxidável é brilhante, prateado e muito brilhante. Considere a cor novamente se você determinar que o metal não é aço.

Você sabe qual é a diferença entre inox e aço inoxidável? Na realidade, não existe nenhuma. Inox é apenas uma abreviação da palavra inoxidável, a fim de auxiliar a linguagem e a escrita.

Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.

Soluções ácidas, soluções salinas, desinfetantes e certas soluções esterilizantes (hipocloritos, sais de amônia tetravalente, compostos de iodo, acido nítrico e outros), devem ser EVITADAS por não poder permanecer muito tempo em contato com o aço inoxidável.

Você pode molhar o aço inox. Isso não deve enferrujar, escurecer e nem fazer o material ter menos brilho. Porém, isso não é motivo para tratá-lo de qualquer jeito. Se o material molhar, lave com água doce e sabão neutro.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

Os tipos mais populares incluem SS316 e SS316L, que são aço inoxidável austenítico contendo molibdênio. Ambos apresentam super resistência a altas temperaturas e corrosão, ultra-alta resistência e excelente trabalhabilidade.

aço 304

Dentre os aços inox, é mais comum a presença do aço 304 e do aço 430. O primeiro é o mais recomendado, já que é o aço no estado puro, sem outras composições, o que impede a chance de corrosão. Por esse motivo, o aço 304 é o mais indicado para cubas de cozinha.

O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.