Como saber se o abscesso está melhorando?

Perguntado por: handrade2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

É contra-indicado realizar a drenagem em casa, pois há mais chances de exposição a microrganismos, podendo infeccionar outras áreas da pele e piorar o quadro. Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção.

A duração da antibioticoterapia geralmente oscila entre 5 a 10 dias, devendo ser prolongada por 3 a 4 dias depois do desaparecimento das manifestações clínicas (3).

De um modo geral, os sintomas são: dor ao toque, inchaço, calor no local, rubor, edema (inchaço) e elevação da pele no local. Esses sintomas variam de paciente para paciente e de acordo com a localização do abscesso.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Veja a lista de quais evitar:

  1. Frituras e alimentos muito gordurosos. Por serem ricos em gorduras saturadas, qualquer uma dessas opções pode fazer mal ao organismo se você consumir exageradamente. ...
  2. Biscoitos industrializados. ...
  3. Embutidos derivados da carne vermelha. ...
  4. Refrigerantes e bebidas alcoólicas. ...
  5. Alimentos açucarados.

Não existe relação entre alimentação e furúnculo. O tratamento é com antibiótico.

Se o antibiótico foi bem indicado ele irá agir matando as bactérias e o organismo vai “limpando” a região e virá a cicatrização e cura local. Recomendo consultar com Dermatologista para o seu diagnóstico e tratamento específico.

A amoxicilina é uma penicilina semissintética, com amplo espectro de atividade antimicrobiana, utilizada em infecções graves e abscessos complicados, proporcionando melhora rápida da dor ou edema 5.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

O que é abscesso? Um abscesso é um cisto de tamanho variável que abriga em seu interior pus e outros resíduos da atividade do corpo humano.

Esse aumento local da circulação de sangue leva ao aparecimento do rubor (vermelhidão) e do calor característicos dos processos inflamatórios. Alguns desses mediadores aumentam a sensibilidade para dor, que é uma maneira de mostrar ao paciente que algo de errado está ocorrendo naquele sítio.

Pus é uma secreção branca ou amarelada, normalmente composta por glóbulos brancos e bactérias. Quando uma ferida apresenta pus, é mau sinal. Deve ser tratada imediatamente, para que a infecção não piore.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.