Como saber se o abscesso é grave?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A maioria dos abscessos vai continuar a piorar sem cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguínea. Se a infecção se espalha para o tecido mais profundo, você pode desenvolver febre e começar a se sentir mal.

Sintomas de abscesso

  1. Caroço sob a pele, contendo pus branco ou amarelado;
  2. Dor e inchaço no local afetado;
  3. Vermelhidão ao redor do abscesso;
  4. Aumento da temperatura no local;
  5. Febre alta;
  6. Calafrios;
  7. Ínguas próximo ao local do abscesso;
  8. Mal-estar geral.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

Os tumores de fígado são comumente chamados de nódulos e podem ser benignos ou malignos. Abscesso de fígado é um processo inflamatório, normalmente associado à uma infecção bacteriana. Uma consulta com cirurgião pode esclarecer melhor suas dúvidas.

Deve-se internar os pacientes com abscessos grandes e profundos para avaliação e tratamento sob anestesia geral ou espinal.

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

O que é abscesso? Um abscesso é um cisto de tamanho variável que abriga em seu interior pus e outros resíduos da atividade do corpo humano.

Depende do procedimento e da dor que estava antes. Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.

Confira como usar algumas opções caseiras.

  1. Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ...
  2. Cataplasma de ervas. ...
  3. Chá de calêndula.

Na maioria dos pacientes, um abscesso pode ser drenado cirurgicamente através de um procedimento simples. Uma incisão na pele perto do ânus é feita para drenar a infecção. Isso pode ser feito em uma consulta com o seu cirurgião usando anestesia local ou em uma sala de cirurgia sob anestesia geral.

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

Usualmente, o tratamento mais indicado para abscessos é a drenagem cirúrgica, mas é fundamental identificar a causa de seu surgimento e tratá-la. No caso de infecções, antibióticos são necessários. Eventualmente, pode ser que o paciente precise de internação.

Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:

  • Abscesso cutâneo.
  • Abscesso perianal.
  • Abscesso peritonsilar.
  • Abscesso pulmonar.
  • Abscesso amebiano.
  • Abscesso Esplênico.
  • Abscesso da Glândula de Bartholin.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.