Como saber se o ABS da moto está funcionando?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Quando estão em perfeita condições de funcionamento, os freios ABS causam apenas ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas mais agressivas. No entanto, barulhos ao acionar os freios, são sinais de alerta. Pode ser que este som seja pelo desgaste das pastilhas.

Ou seja, sem o ABS, há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas. Sem o controle dos freios e da direção, o carro vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície de maior atrito. Essa é a função do freio ABS.

E, quando você observa a roda dianteira, é possível enxergar a “roda fônica” que se assemelha a um disco com inúmeras janelas radiais em seu formato, gerando pulsos no sensor de roda, enviados para o módulo central. Além das rodas fônicas, o painel pode ter luzes de advertência, com a sigla ABS em cor amarela.

A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

A manutenção do sistema ABS não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo parecido com a manutenção dos carros com freios convencionais. Aliás, o antitravamento é apenas um complemento do sistema de freios do carro, sendo assim, se o ABS der problema, a frenagem funciona normalmente, apenas não conta com o auxílio do ABS.

É seguro conduzir com uma luz ABS acesa? Em resumo: sim e não. Enquanto for apenas a luz do ABS que estiver acesa, não será necessário conduzir em direção a casa ou em direção à oficina. Em princípio, o carro não precisa ser estacionado diretamente ao longo da caminhada.

Vários fatores podem ocasionar o travamento da roda. O mais comum é o excesso de pressão hidráulica sobre as pinças de freio o que faz com que as rodas percam rapidamente velocidade, levando o sistema até a zona de risco de travamento.

O sensor abs garante que o travamento dos discos seja feito de forma mais suave. O Anti-lock Braking System — termo que pode ser traduzido como Sistema Antibloqueio de Frenagem — não faz o travamento imediato, o que garante um controle muito melhor para o motorista reduzir a velocidade sem que o veículo derrape.

Se você pilotar sentado na terra e desligar o ABS da roda traseira, vai trazer mais problemas do que soluções. Nas motos sem o modo "Off-Road" é ainda mais crítico, pois você está sem o ABS da roda dianteira e, neste caso, a chance de escorregar a frente é enorme.

nesse tipo de situação é olhar na na parte traseira nas lâmpadas traseiras desconectá o soquete das lâmpadas ali para ver se parece defeito às vezes pode ser o que é quando a gente pisa no freio foi um sinal lá para trás para a lâmpada de freio e pode ser que aconteça um contato entre o contato da lâmpada de freio.

Os freios ABS custam aproximadamente R$ 3.000 para uma Hornet (10% do valor da moto) e para uma XRE 300 (30% do valor da moto), prova de que o preço da segurança é o mesmo, não importando a capacidade.

Dessa forma, o freio ABS para motos conta com sensores localizados junto às rodas, que avaliam a pressão do fluido e, caso identifiquem que o ponto crítico se aproxima, liberam válvulas eletrônicas que diminuem a pressão, evitando assim que as rodas travem e o motociclista perca o controle.

Já ABS está para “Anti-Lock Braking System”, ou Sistema de Frenagem Antitravamento, e seu princípio de funcionamento se baseia em impedir o travamento das rodas em frenagens mais fortes, e assim reduzir ao máximo a possibilidade de perda de aderência.

Tipos de sensores de ABS
Os dois tipos básicos são os sensores de ABS ativos e passivos. Os sensores ativos necessitam de uma fonte de energia externa para funcionar e destinam-se a rodas codificadoras dentadas/magnéticas. Existem ainda dois tipos de sensores ativos: sensores Hall e sensores magneto resistivos.