Como saber se o abacaxi está bom e doce?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Deixe o abacaxi de ponta cabeça e cheire o caule. Um bom indício é um aroma adocicado. O sentido que vai trabalhar agora é a tato. Com cuidado para não se machucar, pressione o item com os dedos.

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa. O abacaxi Havaí tem formato mais retangular, polpa amarela, maior acidez e maior teor de sólidos solúveis e sem espinhos na coroa. Por precaução o consumidor prefere o abacaxi Pérola ao Havaí porque é mais doce.

DIFERE DA VARIEDADE HAVAÍ, POR SER menos ácida e mais doce, perfumada e sumarenta – indicada, portanto para o consumo in natura.

Se o seu odor na área mais próxima ao caule for adocicado significa que ela está pronta para consumo, e se estiver azedo é melhor nem comprar.

Para ficar doce, é preciso que a colheita seja feita na época certa. Técnico agrícola da Emater de Terra de Areia, Micael Machado Teixeira explica que o abacaxi não amadurece depois de colhido, diferente de outras frutas, como o mamão. — Não adianta deixar na fruteira, porque não vai amadurecer.

O ideal é consumir apenas 2 fatias de abacaxi por dia, preferencialmente em jejum (mas pode ser no decorrer do dia), durante os 5 dias após a ovulação. Após a fecundação, o óvulo leva de 6 a 7 dias para chegar ao útero para iniciar a implantação.

O abacaxi mais doce do Brasil: Novo Remanso recebe Indicação Geográfica como centro de produção de abacaxi. A Indicação de Procedência (IP) para o abacaxi foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2579 e foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso.

A fruta existe no Brasil e é chamada de “Abacaxi IAC Gomo de Mel”, pois começou a ser produzida há quase 30 anos no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O comércio da variedade foi interrompido por conta de sua fragilidade a doenças e, hoje, pode ser encontrada apenas com produtores independentes.

Formato arredondado, polpa amarelada, folhas da coroa sem espinhos. É mais ácido que o abacaxi pérola, principalmente no inverno.

O abacaxi é um bom aliado. Afinal de contas, possui vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo. Ajuda na perda de peso: sendo um alimento diurético, o abacaxi ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo.

O abacaxi pérola tem formato mais alongado, fino na parte de cima e mais grosso na parte de baixo, com escamas bem distribuídas ao longo do corpo. Possui polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua principal característica é ter uma casca esverdeada, mesmo quando o fruto está maduro.

O abacaxi smooth cayenne, por exemplo, é a espécie que mais lidera o ranking de abacaxis produzidos ao redor do mundo. Primeiramente, assim como outras espécies, ele é extremamente saboroso.

Qual é a fruta mais doce do mundo? A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”, o título vai para as mangas carabao – também conhecidas como mangas manila – cultivadas nas Filipinas.

A fruta deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-os suavemente para verificar se estão firmes. O cheiro é um bom sinal de que a fruta está boa. Se é agradável, adocicado, está no ponto.

Abiu

Abiu ou Abieiro - Fruta das mais Doces.

É bom deixarmos o abacaxi virado de cabeça para baixo porque todo o açúcar da fruta se concentra em sua base. Dessa forma, se o virarmos de cabeça para baixo, estaremos contribuindo para que o açúcar se espalhe por toda a fruta, deixando-a mais docinha.

América do Sul

Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus.