Como saber se o 5G é puro?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A principal plataforma para esse tipo de teste é o “Speed Test”, desenvolvido pela OoKla. Não é necessário baixar nenhum aplicativo, basta acessar o site e realizar a aferição. Além da velocidade de download, também é possível aferir a velocidade de upload e outras informações sobre a rede.

Brasília, primeira cidade a receber o 5G “puro”, registra mediana de 100,52 Mbps. No segundo trimestre, essa cifra era de apenas 29,45 Mpbs. A mediana subiu bastante nas demais capitais onde o serviço foi ativado, mas não tanto. Em São Paulo, por exemplo, passou de 26,87 para 49,25 Mpbs.

Como testar a velocidade do 5G

  1. Passo 1. É essencial ter um celular compatível com 5G. ...
  2. Passo 2. Desligue a recepção de Wi-Fi.
  3. Passo 3. O 5G SA funciona numa radiofrequência específica contemplada pelas bandas 77 (usada no exterior) e 78 (usada no Brasil). ...
  4. Passo 4. Agora é a hora de fazer o teste de velocidade.

O Brasil tem hoje três tipos de tecnologia 5G sendo instalados nas principais cidades do País: 5G SA, 5G NSA e 5G DSS. E todos os produtos lançados pela Motorola em 2022 são 5G Full. Ou seja, são compatíveis com as três variações da tecnologia 5G.

O primeiro lugar entre os melhores celulares 5G fica com o modelo mais atual da Apple. O iPhone 14 Pro chegou ao mercado em outubro de 2022 e, ao contrário dos modelos base da geração 14 de iPhones, é o smartphone que concentra as maiores novidades da fabricante juntamente com o iPhone 14 Pro Max.

A faixa de transmissão utilizada na rede 4G, por exemplo, atinge até 2,6 GHz de frequência. No 5G, essa frequência sobe para até 3,5 GHz. Mesmo assim, não há evidenciais científicas que este tipo de radiação cause problemas para a saúde das pessoas. Ao menos, não de forma tão prejudicial.

Um dos impactos “negativos” dessa geração de rede móvel tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com a nova tecnologia. Ou seja, para usufruir de todos os benefícios da internet 5G, será preciso dispor de todos os equipamentos, levando a um gasto que pode apertar o orçamento de muita gente.

Enquanto o 4G possui velocidade de transferência de dados de até 1 gigabyte por segundo, no 5G “puro” essa velocidade pode chegar até 10 gigabytes por segundo. Já, com a nova tecnologia 6G essa conexão chega a ser 100 vezes mais rápida, com 1 terabyte por segundo.

Não apenas de campos eletromagnéticos de radiofrequência, mas também de outras radiações eletromagnéticas, como luz visível, infravermelha e ultravioleta, que, acima de certos níveis, também podem ser muito perigosas.

Já São Paulo apareceu em 48º lugar (56,58 Mbps) dentre as 170 cidades avaliadas. A medição foi realizada ao longo do terceiro trimestre de 2022 e teve Xangai, na China, como primeira colocada (158,63 Mbps médios), segundo a Oola.

Não é possível transformar um smartphone 4G em um aparelho 5G. Celulares comercializados sem indicação de compatibilidade com a nova internet permanecerão assim. Com a chegada do 5G ao Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre seu funcionamento e os celulares compatíveis.

O chip 4G funciona em celular 5G? Via de regra, a única troca obrigatória será de aparelho. Porém, nas operadoras em geral, caso você queira usar o sinal 5G NSA, poderá manter seu chip atual. Mas para usar o 5G SA, ou "5G puro", precisará trocar seu chip.

O 5G é a quinta geração das redes móveis, que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000, para ser a sucessora da rede 4G. Ela promete maiores velocidades de conexão e download de dados, entre 600 Mb/s a até 2 Gb/s.

Como ativar o 5G no Android

  1. Acesse "Configurações";
  2. Toque em "Rede e Internet";
  3. Selecione "Chips";
  4. Toque em "Tipo de Rede Preferencial";
  5. Marque a conexão de internet 5G.

Internet mais rápida do mundo - Banda larga
Singapura - 170,99mbps.

Quais países tem tecnologia 5G? Hoje o 5G já está disponível em 34 países como: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kuwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019.

O 5G é a próxima geração de rede móvel que trará uma conexão mais estável, cobertura mais ampla e velocidade cem vezes maior que a do 4G. A tecnologia permite que múltiplos dispositivos se conectem ao mesmo tempo, estimado em 1 milhão por quilômetro quadrado.

Uma pesquisa divulgada na última semana revelou o panorama do 5G no Brasil, com destaque para os números da Claro. A operadora levou a melhor na quantidade de acessos e na rapidez da conexão, de acordo com relatório da consultoria Teleco.

Baocheng informa que a Huawei já fornece equipamentos para as três maiores operadoras do Brasil (Claro, TIM e Vivo), que têm os direitos para distribuir 5G em todo o país pelos próximos anos.