Como saber se não estou mais com infecção urinária?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Casos em que a infecção afeta os rins, entre os sintomas posso citar febre alta, dores nas costas (ao lado do rim infectado), perda de apetite, calafrios, náuseas e vômitos. Diante desses sintomas é imprescindível que se procure o serviço médico com urgência nesses casos.

Portanto, caso não haja melhora dos sintomas de pielonefrite com o antibiótico, o paciente deverá procurar atendimento médico rapidamente. Se for constatada alguma complicação da pielonefrite, deverá ser internado para observação e para receber antibióticos na veia.

Quando a infecção urinária persiste no organismo, caracterizando a infecção urinária crônica, é necessária uma investigação médica mais ampla e, em alguns casos, a utilização de diferentes métodos de tratamento.

Nos casos de infecção urinária de repetição – três ou mais episódios durante 12 meses –, é indicado consultar um nefrologista, já que pode ser necessário um tratamento mais prolongado.

Repouso adequado
Quando a infecção de urina está ativa, o repouso adequado se torna essencial. À vista dos fortes incômodos que a doença pode causar, descansar ajuda a diminuir a manifestação de sintomas como as dores nas costas e na bexiga, que se manifestam com atividades que exigem maiores esforços.

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.

Decerto, durante o tratamento da infecção urinária, é recomendado evitar a atividade sexual até que os sintomas desapareçam completamente e o tratamento seja concluído.

As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias. Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por 3 dias. Fosfomicina 3 g em dose única.

O tempo ideal para coleta da urina após o uso de antimicrobianos (antibióticos) é de 48 horas. Não é necessário estar em jejum para realizar o exame. O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis.

O tratamento depende do local do trato urinário que ocorreu a infecção e da gravidade. Nas infeções mais simples o tratamento pode ser de um a três dias e nos casos mais complicados podemos usar antibiótico por 14 a 21 dias.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso. Interromper o uso porque houve melhora dos sintomas pode levar à recaída dos sintomas e a bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada.

As infecções urinárias – ou cistites - são extremamente comuns em mulheres, e um dos momentos propícios para o surgimento dessa doença é após a relação sexual. É preciso destacar que ela não é uma doença sexualmente transmissível (DST).

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.