Como saber se minha vasectomia foi bem sucedida?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Após o prazo dado pelo médico ou 30 ejaculações após a cirurgia, o homem deve fazer um exame de espermograma para verificar se o procedimento teve sucesso.

Falha em atingir esterilidade após vasectomia ocorre em 0,2% a 5,3% dos pacientes devido à falha técnica ou recanalização. O objetivo desse trabalho é descrever um caso raro, mas importante, de paternidade comprovada cujo espermograma mostrava ausência de espermatozóides.

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Tempo em que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Após esse período, pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização em 0,2% a 5,3% dos casos.

Tecnicamente, a vasectomia é reversível. Mas a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar muito. Por exemplo: se o homem passou pelo procedimento há mais de 5 anos, a chance de sucesso com a reversão é bem menor.

Até porque 25% dos pacientes que têm resultados normais de espermograma não conseguem engravidar a parceira por causas que precisam ser investigadas. Primeiramente o urologista realiza o diagnóstico do problema.

Portanto, o espermograma de controle deve ser colhido após 20 ejaculações (em média) ou 90 após a cirurgia, para confirmar a ausência completa de espermatozóides no semêm. Comumente esperamos 3 meses ou 20 ejaculações para uma avaliação definitiva de um espermograma pós vasectomia.

Como Interpretar o Exame de Espermograma? A primeira coisa a ser analisada no exame de espermograma é o volume. O volume aceitável é maior que 1,5ml, cerca de 1 colher de sopa de sêmen. O seguinte é a coloração do sêmen que pode ser de diversas colorações, mas o desejável é o branco opalescente.

No pós-operatório é indicado evitar grandes esforços ou atividades físicas; O médico pode indicar também aplicação de gelo no local operado, para evitar inchaço ou inflamação; Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos podem ser receitados durante a recuperação.

É muito comum haver algum inchaço generalizado no escroto que aparece no dia um ou dois e depois se resolve lentamente. Muitos homens também desenvolvem inchaço acima de um testículo que parece uma salsicha pequena no escroto.

Não há incisões ou suturas (apenas uma ou duas aberturas na pele ) e a cicatrização se dá espontaneamente. Este método resulta em menos desconforto no pós-operatório, com risco reduzido de sangramentos ou infecções . Não deixa cicatrizes visíveis e é tão efetivo quanto a vasectomia tradicional.

Homens que realizaram o procedimento de vasectomia podem ter filhos. Basicamente existem dois métodos para isso: reverter a vasectomia ou realizar o tratamento de Fertilização in Vitro (FIV), com ICSI.

A recuperação leva de 10 a 12 dias e o paciente pode ter relação sexual uma semana após sua recuperação, mas utilizando métodos contraceptivos.

A dor testicular persistente após a vasectomia pode ser um problema real para o paciente e o urologista. Abordagens cirúrgicas incluem epididimectomia, denervação do cordão espermático e reversão da vasectomia. Os autores deste estudo, experts no assunto, relatam resultados para a reversão de vasectomia.

Cirurgia corta os vasos que conduzem o sêmen.

Quantidade de esperma (concentração)
De 15 a 300 milhões é a variação normal para o número de espermatozóides por mililitro. Contagens abaixo de 15 milhões são consideradas inadequadas, contagens de 20 milhões ou mais pode ser considerado adequados se a motilidade e morfologia forem normais.

Quando se apresenta mais espesso, os espermatozoides têm dificuldade em se deslocar progressivamente e atingir o ovócito. Como consequência, as chances de gravidez do casal diminuem. Em todo o caso, é importante destacar que o esperma muda de consistência e aparência após a sua liberação.