Como saber se minha personalidade é forte?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Pessoas com personalidade forte costumam ser líderes naturais. Elas se empenham na obtenção dos resultados e são movidas a desafios. Têm aptidão para comandar grupos e resolver problemas. Costumam ser objetivas e focadas, e isso ajuda a otimizar tarefas.

Manter-se bem-informado é outro elemento fundamental para uma boa personalidade, portanto, leia jornais e revistas para permanecer em dia com os acontecimentos mundiais mais importantes. Caso tenha algum interesse específico, como história ou tecnologia, leia livros ou assista a documentários sobre o assunto.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Ter personalidade própria é decidir viver de acordo com os próprios valores, objetivos, vontades, enfim, ser quem é sem medo de não ser aceito.

Uma pessoa com muita personalidade se controla em situações extremas. Uma pessoa com gênio ruim perde a cabeça imediatamente, alertando, exclamando, ameaçando e insultando quem e o que quer que seja, sem razão e sem sentido.

A seguir confira algumas maneiras de agir que fazem a diferença na forma como você será lembrado pelas pessoas.

  1. Ser agradável no primeiro contato. Todos já ouvimos, em algum momento da vida, a expressão “a primeira impressão é a que fica”. ...
  2. Ser diferente. ...
  3. Ser positivo. ...
  4. Ser simpático. ...
  5. Ser sincero. ...
  6. Ser educado.

Para especialistas, que compartilham da mesma opinião do autor, as mudanças normativas de personalidade podem acontecer de acordo com as mais variadas experiências vividas. Ambientes de trocas constantes, seja no trabalho ou mesmo grupos de amigos, aliás, também têm impactos significativos.

A pessoa apresenta duas ou mais identidades e tem falhas em suas memórias sobre eventos rotineiros, informações pessoais importantes e eventos traumáticos ou estressantes, bem como vários outros sintomas, incluindo depressão e ansiedade.

Quando se trata de lidar com pessoas de personalidade forte, é preciso se atentar para manter a assertividade e, ao mesmo tempo, o respeito. Assertividade para evitar se curvar a tudo o que ela diz e respeito para que não a ofenda por suas tentativas de imposição, porque isso geraria mais problemas do que soluções.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

psicopatas

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

O INFJ é o tipo de personalidade mais rara do mundo, com cerca de apenas 1-3% da população expressando essa composição única.

Advogado (INFJ)
Idealistas, místicos, mas capazes de tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos. Com opiniões fortes, buscam aquilo que acreditam, tentando sempre impactar positivamente os que estão à sua volta. É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

Quando a personalidade é preocupante
Pessoas com essas condições são caracterizadas por serem inflexíveis, acentuadas, mal adaptativas e carentes de autorreflexão, prejudicando relações e causando sofrimento.

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.

Aprenda a lidar com os diferentes tipos de pessoas em sete dicas

  1. Busque ouvir. ...
  2. Tente se colocar no lugar do outro. ...
  3. Aprenda a enxergar os pontos positivos das pessoas. ...
  4. Reconheça seus erros. ...
  5. Senha iniciativa, mas não se vanglorie disso. ...
  6. Lembre-se de que tudo envolve pessoas. ...
  7. Não tente mudar o outro.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Ter personalidade forte significa ser firme, e não mal educado. Atitudes grosseiras e deselegantes são fortes indícios de falta de educação. Tal postura atribui aos seres o estigma do antipático. É preciso ter controle para não ferir o sentimento de pessoas que muitas vezes nos são caras.